A diretora de comunicação institucional da Companhia Vale do Rio Doce, Olinta Cardoso, conversou com a reportagem do Clubeonline sobre as semelhanças entre os logotipos da mineradora e da empresa que atua no setor calçadista, a Vitelli (leia aqui).
De acordo com Olinta, a Vale trabalha com "símbolos universais" na composição da sua logomarca. "O símbolo, um triângulo virado, como uma letra 'V', é comum, assim como o nome 'Vale'. Muitas empresas carregam esse nome. Muitas outras utilizam o símbolo", admite a diretora. "Nós não procuramos por algo exclusivo, o 'V' é um sinal universal", argumenta.
Segundo a executiva, o que diferencia a Vale não é o logotipo por si só, mas toda a personalidade da marca e o trabalho de gestão de branding desenvolvido. "O símbolo tem tudo a ver com a atitude da marca. A letra 'V', além de remeter à Vale, faz alusão ainda à 'vitória', 'valor', atributos que se identificam com a companhia", justifica.
Olinta diz ainda que a logomarca traz um design global: lembra um coração verde-amarelo, para destacar a origem brasileira da companhia que tem atuação no mundo. "Além disso, o verde representa o setor de mineração, remete aos vales, e o amarelo, à riqueza. O desenho todo também faz referência à cava de mineração", explica.
Por fim, a diretora conta que a parte superior da logomarca traz o símbolo do infinito, num sinal de que a Vale atua mirando o longuíssimo prazo, contando com pesquisas com foco no futuro.
Como a empresa de calçados Vitelli atua num segmento de mercado totalmente distinto do da Vale, não há impedimento legal para a utilização dos logotipos semelhantes.
A Vale investiu US$ 50 milhões no desenvolvimento da nova logomarca, incluindo todo o processo de branding para os próximos quatro anos.
Meus amigos, 50.000.000,00 para fazer um coador de café verde e amarelo? Depois dizem que quando era estatal dava com os burros n'água. E os atuais acionistas da \/ale vão ver um \/ de \/endeta em seus sonhos?Leiam os comentários da matéria mencionada acima aqui
Paulo Rubini
Consultor de Marketing
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