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sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O Segredo do Vitório

Acompanhando a evolução do comércio eletrônico no Brasil, observei que alguns aspectos vêm se distanciando em relação ao comércio das lojas de tijolos e cimento, e sem ater-me às estratégias do comércio tradicional, vou me situar no e-varejo para descobrir o Segredo do Vitório.

Quando falamos em gestão de relacionamento, por exemplo, as possibilidades oferecidas pela internet – a maioria gratuitamente – são muitas e mais fáceis de controlar. As ferramentas para medições de visitações, permanência ou preferências, são real time; diferentemente das opções do mundo real, quando feitas pelas empresas.

As grandes redes varejistas já travam uma batalha incansável na web – como fazem cotidianamente no mundo “real” - tendo o PREÇO como único diferencial estratégico, e ai está a grande oportunidade para os pequenos empreendedores online. Não tem como competir com as grandes lojas no quesito preço, mas tem como superá-las no quesito entrega de valor.
Aproveito para replicar a dica do Seth Godin postada no Saia do Lugar


Fazer alguém trocar de idéia ou produto é realmente difícil.
Fazer alguém trocar de produto porque você oferece mais do mesmo que eles já têm é quase impossível. Aviso aos navegantes: eles não estão procurando mais do mesmo. Além disso, eles precisariam admitir que erraram quando não te escolheram inicialmente.
Portanto, não tente fazer alguém te escolher porque você é mais barato que o Wal-Mart. Não tente fazer alguém te escolher porque você serve porções maiores do que a churrascaria da esquina que serve porções grandes.
A chance de você superar um concorrente já conhecido em algo pelo qual ele é conhecido é muito pequena.
Ao invés disso, você converterá pessoas ao seu produto se focar em entregar valor onde as outras empresas não consideram que é tão importante.



Um negócio com atendimento personalizado e inovador muitas vezes morre no anonimato do mundo real por falta de condições de investimento em comunicação, o que pode ser muitas vezes contornado na internet por meio das mídias sociais, por exemplo. O Buzz que uma loja como o Segredo do Vitório pode produzir é impressionantemente rápido. Além disso, a mídia espontânea que a internet produz nos meios tradicionais é a melhor relação custo X benefício de investimento em marketing. Veja o que a mídia fala sobre o Segredo do Vitório.

Conheci a loja pelo resultado da busca no Google procurando por presentes diferentes. Foi uma agradável surpresa encontrar uma loja com tamanha quantidade de objetos diferentes e criativos. É uma viagem ao mundo da criatividade em gifs com identidade.

Veja alguns exemplos:




Eu poderia escrever mais uma dezena de linhas falando sobre Marketing e os diferenciais desta loja de compras divertidas, mas vamos saber dos próprios criadores sobre seu empreendimento e tentar descobrir qual é o segredo do Vitório nesta breve entrevista, gentilmente concedida ao mkt360graus.

Entrevista com os proprietários do Segredo do Vitório
Dicas para e-commerce

Um comentário:

Margareth Bravo disse...

Excelente matéria! Informativa e elucidativa! Li também a entrevista do casal. Você me fez ficar pensando sobre o que é o novo e se o antigo, não pode se tornar novo devido ao esquecimento. Enfim, gostei de passar por aqui! abraço