Em artigo recente questionei as supostas receitas de bolo para o sucesso, em especial falei de artigo intitulado “8 segredos para o sucesso”.
Como dito no outro artigo, acredito que sucesso é um conceito muito amplo e pode variar de pessoa para pessoa. Entretanto, podemos planejar uma carreira para mitigar problemas de trajeto rumo ao êxito profissional. Como os meus comentários geraram comentários por parte do autor dos segredos, resolvi pesquisar sobre profissionais exitosos em suas carreiras e elaborarei um conjunto de ações estratégicas para que você possa traçar melhor sua rota profissional.
Antes de falar dos passos, farei breves considerações acerca de coisas que nos acontecem cotidianamente e medidas que devemos tomar para anulá-las, ou atenuar seus efeitos.
Não deixe que te peçam ajuda, seja mais rápido no gatilho e se ofereça para ajudar sempre que sua contribuição possa de fato somar para a resolução. A proatividade é considerada uma das ações mais efetivas para quem quer visibilidade. Lembre-se: seja proativo naquilo que você realmente pode contribuir.
Seja estratégico na implementação de seus objetivos, cultive o hábito de conversar e conhecer pessoas de outras áreas e até de outras empresas.
Fique atento ao seu modo de ser e agir, e não espere ser promovido para ter uma postura adequada ao cargo que tem como alvo.
Agora vamos aos passos para criar um plano de carreira.
1 – Conhecimento. Faça uma autoanalise e reflita sobre qual é seu diferencial em relação a outras pessoas. Pergunte-se: O que eu sei fazer bem?
2 - Talento. Você possui talentos especiais que podem ser aproveitados na empresa? Analise as oportunidades e ameaças de acordo com esses talentos. Por exemplo, se domina outros idiomas, pode enveredar na área de relações internacionais da empresa. Caso o seu objetivo seja exatamente a área internacional, aprimore a língua estrangeira e mantenha-se atualizado.
3 – Objetivos. Se sua empresa tem um plano de cargos e salários definido e você já determinou aonde quer chegar, atenha-se a esse objetivo e não aceite (quando puder) desvios que possam procrastiná-lo ou mesmo anulá-lo, como atividades que não agreguem valor, ou até mesmo uma promoção para outra área.
4 – Trajetória. Trace o caminho até o seu objetivo. Como pretende chegar lá? O caminho depende de sua personalidade?
5 – Execução. Coloque seu plano em prática. Mais do que planejar, executar é fundamental. Essa fase é a mais trabalhosa e muitas vezes tendemos a desistir ou a desanimar. Enfrente as dificuldades e não desista diante delas porque muitas serão necessárias ao seu aprendizado.
6 – Controle. Seja maleável e mude a estratégia se necessário. É importante manter o controle para não deixar a nau à deriva.
7 – Felicidade – Lembre-se que a felicidade é a meta maior da existência humana.
Como dito no outro artigo, acredito que sucesso é um conceito muito amplo e pode variar de pessoa para pessoa. Entretanto, podemos planejar uma carreira para mitigar problemas de trajeto rumo ao êxito profissional. Como os meus comentários geraram comentários por parte do autor dos segredos, resolvi pesquisar sobre profissionais exitosos em suas carreiras e elaborarei um conjunto de ações estratégicas para que você possa traçar melhor sua rota profissional.
Antes de falar dos passos, farei breves considerações acerca de coisas que nos acontecem cotidianamente e medidas que devemos tomar para anulá-las, ou atenuar seus efeitos.
Não deixe que te peçam ajuda, seja mais rápido no gatilho e se ofereça para ajudar sempre que sua contribuição possa de fato somar para a resolução. A proatividade é considerada uma das ações mais efetivas para quem quer visibilidade. Lembre-se: seja proativo naquilo que você realmente pode contribuir.
Seja estratégico na implementação de seus objetivos, cultive o hábito de conversar e conhecer pessoas de outras áreas e até de outras empresas.
Fique atento ao seu modo de ser e agir, e não espere ser promovido para ter uma postura adequada ao cargo que tem como alvo.
Agora vamos aos passos para criar um plano de carreira.
1 – Conhecimento. Faça uma autoanalise e reflita sobre qual é seu diferencial em relação a outras pessoas. Pergunte-se: O que eu sei fazer bem?
2 - Talento. Você possui talentos especiais que podem ser aproveitados na empresa? Analise as oportunidades e ameaças de acordo com esses talentos. Por exemplo, se domina outros idiomas, pode enveredar na área de relações internacionais da empresa. Caso o seu objetivo seja exatamente a área internacional, aprimore a língua estrangeira e mantenha-se atualizado.
3 – Objetivos. Se sua empresa tem um plano de cargos e salários definido e você já determinou aonde quer chegar, atenha-se a esse objetivo e não aceite (quando puder) desvios que possam procrastiná-lo ou mesmo anulá-lo, como atividades que não agreguem valor, ou até mesmo uma promoção para outra área.
4 – Trajetória. Trace o caminho até o seu objetivo. Como pretende chegar lá? O caminho depende de sua personalidade?
5 – Execução. Coloque seu plano em prática. Mais do que planejar, executar é fundamental. Essa fase é a mais trabalhosa e muitas vezes tendemos a desistir ou a desanimar. Enfrente as dificuldades e não desista diante delas porque muitas serão necessárias ao seu aprendizado.
6 – Controle. Seja maleável e mude a estratégia se necessário. É importante manter o controle para não deixar a nau à deriva.
7 – Felicidade – Lembre-se que a felicidade é a meta maior da existência humana.
“Conhecer o caminho não dispensa o percurso.” [Provérbio francês]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.