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sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Entrevista com proprietários do Segredo do Vitório



Qual é o perfil profissional da equipe(formação e experiência do(s) proprietário(s))?
Olhe só, eu, Flávia, sou formada em letras com mestrado em linguística e um currículo 100% voltado à vida acadêmica e é por isso que continuo como professora e coordenadora universitária (mas pronta para rasgar o diploma no próximo ano!) O Paulo é formado em design e continua trabalhando na área. O Segredo do Vitório é uma brincadeira que deu certo... nada foi calculado, nenhuma meta foi estabelecida, nenhum plano de marketing foi pensado nem seguido. Não gastamos nem R$1000 com publicidade nesse um ano de loja (exceto os presentinhos do Twitter, claro!) e nem sabemos quem é Kotler ;-)

Mas se a nossa intuição ajudar alguém, vamos lá, né?

Como surgiu a idéia?
O Segredo do Vitório só existe porque a gente tinha certeza que essa idéia ia dar samba. Quer dizer, a gente imaginava que muita atrapalhada pudesse acontecer no caminho de dois amadores, mas a gente tinha certeza que a idéia era muito boa. Foi um vácuo que vimos no mercado brasileiro. Vácuo muito perceptível para quem já era fã desses produtos. Ficávamos namorando os sites gringos e querendo ter aquilo tudo e eu ficava braba que nenhum site enviava para cá. O que eu fazia era comprar e mandar para o endereço de um amigo meu nos EUA que me enviava quando chegava na casa dele. Mas daí ficava um valor absurdo porque além de mais um frete, a receita tributa 60% em cima do total (produto + frete) e para retirar esses produtos na agência dos correios eu levava sempre um susto.

Procurando no Brasil não encontramos nada igual então chegamos à conclusão que mais alguém nesse país pudesse querer o mesmo e então o Vitório surgiu. Também tínhamos certeza que a loja tinha que ser virtual. Em nenhum momento passou pela nossa cabeça termos uma lojinha na rua sei lá das quantas e ficar esperando alguém passar ali na frente. Ainda mais em Curitiba!

Mas esse vácuo eu vejo em muitas outras áreas. Pelo menos mais duas idéias de lojas online eu tenho nas mangas que acredito dariam muito certo.

Como ter sucesso como empreendedor na internet?
Não é uma questão de sucesso na Internet... hoje em dia eu gostaria de saber quem tem sucesso em loja física! Na Internet é tudo muito fácil. Nossos produtos estão todos encaixotados num lugar de mais ou menos 40 m2 e não precisamos nem dizer que não precisamos de dinheiro para “investir’ numa loja. Compramos os primeiros produtos e da venda desses, outros e da venda desses outros, mais outros e assim vai. Mas uma loja virtual tem outros benefícios: as pessoas chegam nela gratuitamente e um email marketing ou um post no Twitter te levam para dentro da loja. Tem muitas pessoas que nos perguntam se vamos abrir uma loja de verdade... e esse é o tipo de pergunta que a resposta deveria ser “que século você está, hein?”

Mas o segredo do sucesso na Internet é mercado de nicho. Não dá para concorrer com Submarino, Americanas, nem abrir mais uma loja de DVDs ou mais uma loja de artigos de informática... mas o empreendedor online terá sucesso se abrir uma loja só de cervejas por exemplo, só para veganos, só de produtos gays ou sei lá o que mais. A Internet é local de comunidades.

Ah, outra coisa perfeita para o sucesso na Internet é: NOVIDADE. Se você tiver algo novo você terá publicidade gratuita. Blogueiros e revistas e jornais estão sedentos por novidades. Hoje em dia a gente recebe email pedindo qual vai ser a novidade do começo de dezembro para eles fazerem uma matéria fresca. Já saímos em mais de 200 blogs gratuitamente. Sabemos que logo teremos concorrência, mas ninguém nem lembra o nome do segundo homem que pisou na lua. É uma vantagem sermos os primeiros, principalmente em um segmento que preza pela criatividade. Quem copiar não será tão criativo.

O terceiro segredo de sucesso é relacionamento com os clientes. Tem que ser individualizado, rápido e simpático. Respondemos todos os emails e não usamos emails prontos. E também seriedade como emissão de notas fiscais e responsabilidade pelo envio.

Como consegue tantos itens criativos para comercialização?
Fuçando, fuçando... Ainda nesse ano teremos mais 3 fornecedores novos de perder o fôlego de tão criativos e divertidos!

Existe algum produto mais procurado pelos seus clientes?
Não! Tem cliente para todos os produtos. Claro que os mais baratinhos vendem muito mais, mas não há nada ali que não vende nunca.

O Vitório tem atingido as metas estabelecidas?
Não estabelecemos metas, mas o Vitório está muito melhor que imaginávamos!

Quais ferramentas de marketing são mais usadas pelo Vitório?
No momento só o Twitter. O Google Adwords foi a maior roubada que encontramos e foi a única mídia que resolvemos investir, mas não trouxe resultado. O que fizemos também é um cartão de visita maravilhoso e supercriativo. A cada compra enviamos dois cartões e assim quem comprou pode divulgar para um amigo já que não vemos divulgação melhor do que a de quem experimentou, comprou e recebeu tudo certinho.

O Twitter tem sido um forte aliado. Acredita que ele potencializa vendas ou que melhora o relacionamento com o público alvo?
O Twitter é tudo! O Google Analytics mostra exatamente a data que resolvemos adicionar 2 mil pessoas no Twitter e a ascensão a partir dela. Ele não potencializa as vendas, mas divulga os produtos e a loja. E também ali respondemos dúvidas, nos desculpamos por algum erro e agradecemos os elogios e as opiniões. É o relacionamento com o consumidor escancarado.

Qual o segredo do Vitório?
Nã nã ni nã não! O Vitório é muito tímido e respeitamos sua individualidade.


Abraço,
Flávia

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