Mesmo com cifras tão significativas, o número de padarias não cresce há quase uma década. “Diferente dos anos 1990, quando tivemos mais de 10 mil padarias fechadas, há sete anos não aumenta a quantidade de padarias, ocorre apenas troca de donos”, afirma Márcio Rodrigues, presidente do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC)e um dos coordenadores nacionais do Programa de Apoio à Panificação (Propan). Ele explica que “hoje a abertura é mais ordenada, e o pessoal, mais preparado”.
Mas se os vendedores não estão aumentando em número, o consumo do brasileiro está, sim, em forte ascensão. Em 1984, a média de consumo era de 19 quilos de pão per capita ao ano, em 1995 pulou para 27 quilos, e, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação (Abip), no ano passado os brasileiros chegaram a consumir 30 quilos de pão per capita. A comemoração pela alta nos índices,porém, não é completa, já que a cifra corresponde apenas à metade do que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda: 60 quilos per capita ao ano.
Estatísticas da Abip mostram que existe uma padaria para cada 3 mil habitantes. Mas apenas o cheiro de pão quentinho não é suficiente para manter a casa cheia, o empreendedor precisa de criatividade para se destacar no meio. José Marcos Andrade de Souza, dono da Delicatessen São José, em Jequié (BA), achou uma maneira inusitada de chamar a atenção e deixar muita gente com vontade de participar. Ele fez um convite às crianças para decorarem a torta para presentear no Dia dos Pais,com divulgação em
outdoor, nas rádios e em murais das escolas. Este foi o mais marcante, mas Souza aposta nos eventos que realiza para divulgar a marca, como o Festival do Rocambole, com 22 variedades, e o Festival do Dia das Crianças. A estratégia lhe valeu o Prêmio Bunge de Empreendedorismo em Panificação, na categoria Marketing.
Bem, parece-me que aí surge uma grande oportunidade de negócios para empreendedores mais antenados.
Abaixo o link para o artigo completo, que é muito rico.
Autora: Débora Remor
Endeavor (link do artigo completo)
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