1. De consumidores a pessoas: os consumidores consomem, as pessoas vivem.
2. Do produto para a experiência: os produtos satisfazem necessidades, as experiências satisfazem desejos.
3. Da honestidade para a confiança: a honestidade é esperada. A confiança é encantadora e íntima.
4. Da qualidade para a preferência: qualidade e preço correto é o que se vê. A preferência cria a venda.
5. Da notoriedade para a aspiração: ser conhecido não significa que você também é amado.
6. Da identidade para a personalidade: identidade é reconhecimento. A personalidade alude ao caráter e ao carisma.
7. Da função ao sentimento: a funcionalidade de um produto trata somente de qualidades superficiais ou práticas. O design sensorial implica em experiências.
8. Da ubiqüidade para a presença: ubiqüidade implica ser visto. A presença emocional se sente.
9. Da comunicação ao diálogo: comunicar é dizer. Dialogar é compartilhar.
10. Do serviço ao relacionamento: serviço é vender. As relações implicam em reconhecimento.
Agora, sempre que alguém quiser lhe impressionar falando de branding, pergunte se ele conhece e cumpre religiosamente os Dez Mandamentos de Gobé. Se não cumprir, tome cuidado. Provavelmente é um farsante pecador.
Paulo Rubini, Consultor de marketing.
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