domingo, 20 de janeiro de 2008

Kasparov, xadrez e estratégia.

A destreza no jogo de xadrez, que pode ser medida matematicamente, dissecada em componentes, submetidas à experimentos em grandes computadores e prontamente observada nos salões de torneios comprova que o enxadrista experiente consegue em segundos tomar ciência da situação e decidir quais serão os próximos lances de ambos os jogadores.

Da mesma forma, um médico pode ter um diagnóstico apenas olhando alguns segundos para o paciente e definir quais os medicamentos mais indicados para a cura.


O resultado de um estudo publicado é que muito mais importante que o mero aprendizado em uma universidade de grife, são as décadas de prática. Somente desta forma, consegue-se obter blocos de informações macro e deixar que o cérebro quase instintivamente faça o resto, para que se chegue a conclusões e decisões brilhantes.

Gostaria de ser um mestre enxadrista, mas contento-me em apenas praticar o xadrez, o que me fez gostar ainda mais do planejamento estratégico.


CITAÇÕES DE GARRY KASPAROV (Tornou-se o mais jovem campeão de xadrez da história aos 22 anos, em 1985)


“Podia varrer meus rivais com ataques. Não gosto dos detalhes; prefiro captar o panorama global e reconhecer como posso compensar a perda de material com qualidade ou tempo, ou o inverso.”

“Devemos desenhar nossa própria fórmula para aceitar ou rejeitar informação”

“Em situações de pressão, nossos sentidos ficam alerta. Em momentos de calma, tendemos a relaxar e perdemos alguns elementos vitais para avaliar corretamente uma situação.”

“Todos temos intuição, mas precisamos usá-la com mais freqüência. É como um músculo que deve ser treinado. Não nos guiaremos pela intuição se não tivermos confiança em nós mesmos.”

“A estratégia é superior à força bruta do cálculo. O cálculo e a pesquisa podem dar apoio à estratégia, mas não substituí-la.”

“Uma das mais importantes lições(do xadrez) foi aprender a ser objetivo., motivo pelo qual eu pude permanercer tanto tempo no topo.”

“Acredito que é tempo de se falar mais sobre psicologia, porque o mecanismo de tomada de decisões é muito mais importante do que a informação.”

“Estratégia é sobrevivência tática e é desenhar planos alinhados com o potencial pessoal.”

É ou não uma aula de estratégia?

Paulo rubini, Consultor de Marketing e enxadrista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.