segunda-feira, 19 de agosto de 2019

O PODER DA PERCEPÇÃO NO CONSUMO


PERCEPÇÃO



Existe uma máxima na antiga filosofia do estoicismo que diz: “Não há mau nem bom, apenas a percepção”, que mais tarde foi ecoada num verso famoso de Shakespeare: “Não há nada bom ou nada mau, mas o pensamento o faz assim”.
Segundo os dicionários, a percepção tem alguns significados, como o ato ou efeito de perceber pelos órgãos dos sentidos; ideia ou compreensão de algo; recebimento de ordenado, honorários etc.
Para a Psicologia, percepção diz respeito ao processo pelo qual os objetos, as pessoas, situações ou acontecimentos reais se tornam conscientes. É através da percepção que o ser humano conhece o mundo à sua volta de forma completa e complexa. A percepção distingue-se da memória, porque diz respeito a acontecimentos presentes e também é diferente da inteligência e pensamento na medida em que se refere a situações concretas.
Como vimos no mito da caverna, uma figura e seu fundo que gerou a sombra podem sofrer modificações, dependendo de diversos fatores relacionados com a percepção. A estimulação é fundamental na definição do que constitui a figura e no que constitui o fundo.
Para a ciência cognitiva, a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais o faz a partir de histórico de vivências passadas que consistem na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos e é através da percepção que um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.
Assim como um objeto pode dar margem a múltiplas percepções, também pode ocorrer de um objeto não gerar percepção nenhuma: Se o objeto percebido não tem embasamento na realidade de uma pessoa, ela pode, literalmente, não percebê-lo. Os primeiros relatos dos colonizadores da América relataram que os índios da América Central não viram a frota naval dos colonizadores que se aproximava em sua primeira chegada. Como os navios não faziam parte da realidade desses povos, eles simplesmente não eram capazes de percebê-los no horizonte e eles se misturavam à paisagem sem que isso fosse interpretado como uma informação a considerar.
Somente quando as frotas estavam mais próximas é que passaram a ser visíveis. Qualquer pessoa nos dias atuais de pé em uma praia espera encontrar barcos no mar. Eles se tornam, portanto, imediatamente visíveis, mesmo que sejam apenas pontos no horizonte. A presença e a condição do observador modificam o fenômeno.
O processo de percepção tem início com a atenção que não é mais do que um processo de observação seletiva; ou seja, das observações por nós efetuadas. Esse processo faz com que nós percebamos alguns elementos em desfavor de outros. Deste modo, são vários os fatores que influenciam a atenção e que se encontram agrupados em duas categorias: a dos fatores externos (próprios do meio ambiente como a intensidade, o contraste, o movimento e a incongruência) e a dos fatores internos (próprios do nosso organismo como a motivação, a experiência anterior e o fenômeno social).
Como vimos, somos diversos e podemos perceber em um mesmo objeto vários significados, daí a importância da percepção do seu negócio em relação ao público-alvo. Você está sendo percebido da forma correta? Uma marca não é o que diz ser, não é a missão afixada na parede do hall de entrada. Uma marca é o que o público percebe.


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