Um conceito errôneo muito comum sobre liderança é que essa é uma habilidade de uns poucos escolhidos. Alguns acham que é apenas questão de possuir certas características quase místicas – como carisma e visão – ou você as possui ou não.
A verdade é que habilidades de liderança não são
inatas. Elas podem ser adquiridas e aprimoradas.
Para compreender a verdadeira função
dos líderes, é importante compreender a diferença entre gestão e liderança. São
dois sistemas de ação distintos e complementares.
Gerenciar é lidar com complexidade; liderar é lidar
com mudanças.
Gestão diz respeito a trazer ordem e
previsibilidade à determinada situação, enquanto liderança diz respeito a
adaptar-se a mudanças – uma habilidade progressivamente importante para o
ambiente empresarial volátil e competitivo dos dias de hoje. Dessa forma, o
trabalho de gestão é substancialmente diferente do trabalho de liderança.
Por exemplo, enquanto gestão exige habilidades de
planejamento e elaboração de orçamentos, liderança exige a habilidade para
definir uma direção. Organização e contratações são tarefas de gestão, enquanto
que alinhamento de pessoas enquadra-se no âmbito da liderança. Por último,
enquanto gestão diz respeito a controle e solução de problemas, liderança diz
respeito a motivação e inspiração de uma equipe.
Uma das funções-chave da liderança é definir uma
direção para as mudanças. Definir uma direção para mudanças requer que os
líderes coletem uma vasta gama de dados e encontrem padrões, relações e vínculos. O alinhamento
das pessoas se enquadra em liderança, não em
gerenciamento. Para alinhar as pessoas por trás de uma visão, um
líder deve solicitar informações e discussões do maior número de pessoas
possível, ajudá-las a compreender uma visão de um futuro alternativo, e fazer
com que as pessoas acreditem e sejam estimuladas por essa visão.
Reconhecer e premiar o sucesso são parte do
processo de liderança de motivação e inspiração. Motivação e inspiração fazem
com que as pessoas se sintam estimuladas não porque são pressionadas ou
atraídas para a direção certa, mas pela satisfação das necessidades humanas
básicas de realização.
Uma liderança bem sucedida exige poderosas:
·
Habilidades de comunicação: para falar
e escrever de forma convincente.
·
Habilidades interpessoais: para ouvir
o que as pessoas estão dizendo e responder de forma construtiva (audição
ativa).
·
Habilidades para resolução de
conflitos: para lidar com atritos e inevitáveis
tensões.
·
Habilidades de negociação: para
articular diferentes grupos para que eles possam alcançar metas mutuamente
acordadas.
·
Habilidades motivacionais: para
alinhar a uma meta pessoas que podem não se reportar a você.
Definir etapas detalhadas para alcançar as metas
almejadas é uma atividade de gerenciamento que ocorre durante o processo de
planejamento e elaboração de orçamento. Alocar os recursos necessários para
atingir as metas almejadas é uma atividade de gestão que ocorre durante o
processo de planejamento e elaboração de orçamento. Essas atividades estão de
acordo com o objetivo do gerenciamento: obter resultados bem definidos e
consistentes.
Habilidades de gestão são essenciais. Entretanto,
um mercado de constantes mudanças econômicas e sociais vem progressivamente
exigindo que gestores também se tornem líderes. Como resultado, a
habilidade para liderar – ou seja, identificar uma visão, alinhar as pessoas
por trás dessa visão e motivá-las a alcançar essa visão – se tornou ainda mais
fundamental para os gestores dos dias de hoje.
Uma das funções básicas da gestão é a função de direcção. Creio que é neste ponto que o gestor tem de afinar cada vez mais as suas desprezas de liderança. Bom artigo.
ResponderExcluir