quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Promoção ou esculhambação?

Este post eu estou repercutindo lá do comunicadores porque achei de suma importância.

A comunicação com o mercado deve ser sempre muito bem elaborada para o atingimento de seu objetivo e o texto fala exatamente do resultado negativo que uma promoção...digamos, de gosto duvidoso.

Veja isto, como diz o Tas, do CQC.



A promoção é uma das técnicas mais importantes que o Marketing deve ter e saber fazer. Ela faz com que um produto ou uma empresa seja reconhecida pelos consumidores e futuros consumidores.

Podemos dividir Promoção em algumas ferramentas: Propaganda, Publicidade, Vendas pessoais, Relações públicas e Promoção de vendas. E para fazer um trabalho de comunicação integrada, todas essas ferramentas devem ser exploradas com muito afinco. E se em alguma delas houver uma falha, a venda ou divulgacão pode não acontecer.

“O objetivo da comunicação integrada de marketing é manter um diálogo com os clientes e outros grupos de interesse, permitindo que a empresa responda de forma rápida às suas necessidades e desejos em constante mutação” (NICKLES E WOOD, 1999, P. 320)

Segue um exemplo para ser discutido: Uma loja do Ceará usou uma técnica de promoção para chamar a atenção do público, colocando essas 2 figuras, que devem ser famosas por lá, para cantar - muito mal - e convidar todos a visitarem a loja e aproveitar suas ofertas:

Com certeza foi um apelo de tentar se comunicar com o “povão”, pode até ter atingido um certo público-alvo e atraído uns ou outros para a loja, porém no jogo do Mercado e Vendas não é só o dono da loja que dita as regras e sim os distribuidores e as empresas que colocam seus produtos lá.

O que o representante da Brastemp deve ter achado dessa promoção? Será que é esse tipo de divulgação que ele quer para vender um produto que ele vêm trabalhando com propaganda séria?

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