“Na medida em que a qualidade, preço e produtos acabam se tornando muito semelhantes entre as empresas, abre-se espaço para que clientes e consumidores façam suas opções com base num diferencial.”
Esse diferencial é a CREDIBILIDADE
Vivemos num momento em que a má reputação pode gerar graves problemas para sua empresa. Nesse contexto, empresas éticas têm grande vantagem. Estudos recentes apontam que elas podem ter rentabilidade crescente e maior facilidade para atrais e reter profissionais talentosos, pois, para eles, é muito mais interessante e estimulante trabalhar numa empresa reconhecida publicamente.
Essa nova realidade de mercado faz com que as empresas invistam em outros atributos hoje essenciais, além de preço, qualidade e produto, como:
- Confiabilidade
- Serviço de pós-venda
- Produtos ambientalmente responsáveis
- Relacionamento ético com seus consumidores, fornecedores e varejistas
- Valorização de práticas ligadas ao ambiente interno, como a política adotada em relação à segurança de seus funcionários ou produtos e à qualidade e preservação do meio ambiente.
Em recente pesquisa realizada pela InterScience, publicada pela revista Carta Capital, foram identificados, com empresários, sindicalistas, políticos, imprensa e empreendedores sociais, os FATORES MAIS RELEVANTES NA ATUAÇÃO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL, abaixo descritos segundo a ordem de importância apresentada pela pesquisa:
· Respeito ao consumidor
· Ética e transparência
· Cumprimento das obrigações fiscais
· Postura não discriminatória
· Proteção ao meio ambiente
· Qualidade no ambiente de trabalho
· Compromisso com o desenvolvimento do país
· Compromisso com Recursos Humanos
· Qualidade na gestão dos investimentos sociais
· Relacionamento com os parceiros fornecedores
Segundo o Instituto Ethos, as principais características de uma empresa socialmente responsável são:
- Transparência
- Estabelecimento de compromissos
- Envolvimento com instituições que representam interesses variados
- Capacidade de atrair e manter talentos
- Alto grau de motivação e comprometimento dos empregados
- Capacidade de lidar com situações de conflitos
- Estabelecimento de metas factíveis de curto e longo prazo
Portanto, RSE é a forma de gestão ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona (stakeholders). É o estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, com a preservação dos recursos ambientais e culturais. É ter respeito à diversidade e promover a redução das desigualdades sociais. Fonte Instituto ETHOS
Eu vou continuar neste assunto falando sobre as diferenças entre RSE e ações sociais.
Paulo Rubini, Consultor de Empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.