sexta-feira, 26 de julho de 2019

O Mito da Caverna e a percepção do consumidor



No atual mundo dos negócios definitivamente não existe mais espaço para amadores e a formação de bons profissionais, na maioria das vezes, é conseguida depois de anos de erros e acertos gerando custos desnecessários.
Desde a filosofia de Platão com seu Mito da Caverna até as redes sociais na internet, a percepção sempre foi a de uma realidade muito pessoal, coercitiva e tendo íntima ligação com a expectativa que é gerada nas mentes das pessoas. É essa percepção que determina o sucesso ou insucesso de uma marca, a satisfação e lealdade do consumidor.
O lucro nos negócios vem do cliente cativo, do cliente que fala bem de seu produto ou serviço e que traz os amigos com ele.
Aqueles que conseguem se comunicar melhor, estabelecer laços de empatia e motivar sinceramente seu público é que terão maiores chances de sucesso.
Escolhi como preâmbulo um texto filosófico antes do estudo deste complexo e fascinante assunto a fim de construir um melhor entendimento sobre o consumo de bens, serviços e o comportamento do consumidor de acordo com o tripé: percepção, expectativa e realidade.
Considerada uma das metáforas mais brilhantes já produzidas, O Mito da Caverna ou Alegoria da Caverna, narrada por Platão no livro VII de A República, tornou-se um dos trechos mais lembrados no mundo filosófico pela forma com que destaca a prisão dos homens a conceitos que lhes são impostos.         
No livro, A Fórmula da Satisfação do Cliente, de maneira bem direta, você vai entender como funciona a satisfação na mente do consumidor e o que deve ser feito para conquistar e manter esses clientes com base em uma fórmula simples e eficiente.

Paulo Rubini - Escritor

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