Recente pesquisa da GS&MD – Gouvêa de Souza - sobre o “Neoconsumidor”, realizada em diversos países, dentre eles, o Brasil, levantou informações importantes sobre como utilizar de forma integrada, internet e lojas físicas objetivando o aumento das vendas.
“Algo importante que constatamos é o reforço da característica do neoconsumidor, que se tornou ainda mais mobile e global” - Luiz Goes, sócio sênior da GS&MD – Gouvêa de Souza. Goes revela que o neoconsumidor é multicanal, digital e global.
As impressões captadas são de suma importância para o desenvolvimento de estratégias. Vamos a elas:
Principais razões por não comprar
- 59% Prefere tocar o produto
- 48% Informações bancárias
- 37% Prefiro falar pessoalmente
- 41% Evita passar informações pessoais
- 41% Receio de não receber o produto
Processo de compra
- 62% Compram online e recebe em casa
- 84% Verificam online e compra na loja
Comparam preços
- 81% Utilizam sites de comparações de preço
De onde, geralmente, compram
- 67% Casa
- 18%Trabalho
- 6% Outros
Comportamentos de compra online
- 47% Fico desapontado se as lojas que compro regularmente não vendem online
- 71% A Internet é um ótimo ambiente de Compras
- 57% Considero a Internet um local seguro para Compras
Acesso à Internet via Celular
- 49% Acessa a Internet utilizando o celular
- 9% Acreditam que o celular possui um ambiente seguro para troca de informações
- 18% Sinto-me seguro em usar meu celular para compras online
- 67% Mais funções direcionadas a segurança precisam ser desenvolvidas para me sentir seguro em comprar pelo telefone
- 27% Demorará um bom tempo para que o número de compras por celular (dados) aumente
- 37% Gostaria de receber promoções e propagandas por meio do celular
Pagamento móvel
- 17% Estão familiarizados com o sistema de pagamento móvel
- 18% Conhece lojas que aceitam pagamento móvel
- 35% Pagamento móvel é o futuro
- 22% Funciona em outro país, mas não no meu
Compras coletivas
- 51% Já utilizaram
- 48% Nunca utilizaram
- 1% Não conhece
Muitas conclusões podem ser tiradas dessa pesquisa; mas, em especial, a convergência de canais. Ou seja, a integração entre as lojas físicas, suas marcas e a internet, como forma de impulsionar as vendas e gerar valor para as marcas.
Leia mais sobre a pesquisa aqui:
http://rafaelarinelli.wordpress.com/2011/08/27/neoconsumidor-do-brasil-e-destaque-em-estudo/
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