A missão e os objetivos gerais conduzem à formulação de estratégias em níveis empresariais, posteriormente, em unidades de negócios e, finalmente, em nível funcional.
Estratégia é a definição de como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo.
Em 1999, uma pesquisa realizada pela Symnetics com 100 empresas brasileiras mostrou que somente 10% das estratégias são implementadas com sucesso.
As principais razões encontradas nas falhas de implementação de 90% das estratégias não estavam na formulação em si.
As principais razões são o que podemos denominar de as quatro barreiras:
1 - Barreida da visão: somente 5% do nivel operacional compreendem a estratégia;
2 - Barreira das pessoas: somente 25% do nivel gerencial possuem incentivos vinculados ao alcance da estratégia.
3 - Barreira de recursos: 60% das empresas não vinculam recursos financeiros à estratégia;
4 - Barreir da gestão: 85% dos gestores gastam menos de uma hora por mês discutindo estratégia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.