"Como
documentar a vida real se a vida real está ficando cada vez mais parecida com a
ficção?"
“Não existe
segurança nesse mundo. Só existem oportunidades.”
Douglas MacCarthur
O conceito conhecido como Branding é o conjunto de práticas e técnicas que visam na construção e no fortalecimento de uma marca. Objetivo do branding é, entre outros, aumentar o brand equity (em português: equidade de marca ou ativo de marca) - o valor monetário da marca e assim aumentar o valor da empresa em si.
Sua execução não é tomada apenas por ações de marketing
que posicionam a marca e divulgam a marca no mercado, mas também por ações
internas na empresa, transmitindo, para todos os interessados, a imagem
pretendida.
O branding é uma atividade
interdisciplinar que não pode e nem deve ficar nas mãos de uma pessoa só.
Não
existe construção de marcas sem o envolvimento da alta gestão da empresa e o
compromisso de que todas as pessoas (stakeholders) entregarão a promessa
estabelecida na fase da estratégia em cada um dos pontos de contato que a marca
terá com as pessoas. Estamos falando em pontos de contato e não em ponto de
venda.
“Use a ferramenta
apropriada para o serviço. Cuide de suas ferramentas.” Stanley E.West
Antes de qualquer coisa, a missão de uma marca deve ser
a de dizer a
verdade. O trabalho de um verdadeiro construtor de marcas é falar a verdade;
deletar as imagens falsas que foram colocadas no seu web site mostrando pessoas
que não trabalham na empresa, e substituir por imagens de pessoas reais que
trabalham na empresa. O novo construtor de marcas usa blogs, redes sociais e
móbile.
As mudanças são tantas e aconteceram tão rapidamente que não existe mais
espaço para a mentira ou a enganação outrora utilizada.
“A
marca tem que parecer um amigo”
Howard Schultz (Starbuks)
Howard Schultz (Starbuks)
Antes da internet a pressão vinha de cima para baixo;
na maioria das vezes, imposta pela TV. Hoje, a pressão parte da base de
consumo. O consumidor tem as rédeas e coitada da empresa que ainda não se deu
conta disso.
Para refletir: Marcas são feitas na
mente das pessoas e os produtos são produzidos nas indústrias.
Paulo Rubini
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.