domingo, 22 de abril de 2012

Web Branding 3.0


"Como documentar a vida real se a vida real está ficando cada vez mais parecida com a ficção?"


Não existe segurança nesse mundo. Só existem oportunidades.” 
Douglas  MacCarthur

O conceito conhecido como Branding é o conjunto de práticas e técnicas que visam na construção e no fortalecimento de uma marca. 
Objetivo do branding é, entre outros, aumentar o brand equity (em português: equidade de marca ou ativo de marca) - o valor monetário da marca e assim aumentar o valor da empresa em si.

Sua execução não é tomada apenas por ações de marketing que posicionam a marca e divulgam a marca no mercado, mas também por ações internas na empresa, transmitindo, para todos os interessados, a imagem pretendida.

O branding é uma atividade interdisciplinar que não pode e nem deve ficar nas mãos de uma pessoa só. 

Não existe construção de marcas sem o envolvimento da alta gestão da empresa e o compromisso de que todas as pessoas (stakeholders) entregarão a promessa estabelecida na fase da estratégia em cada um dos pontos de contato que a marca terá com as pessoas. Estamos falando em pontos de contato e não em ponto de venda.

Use a ferramenta apropriada para o serviço. Cuide de suas ferramentas.”  Stanley E.West

Antes de qualquer coisa, a missão de uma marca deve ser a de dizer a verdade. O trabalho de um verdadeiro construtor de marcas é falar a verdade; deletar as imagens falsas que foram colocadas no seu web site mostrando pessoas que não trabalham na empresa, e substituir por imagens de pessoas reais que trabalham na empresa. O novo construtor de marcas usa blogs, redes sociais e móbile.

As mudanças são tantas e aconteceram tão rapidamente que não existe mais espaço para a mentira ou a enganação outrora utilizada.  

“A marca tem que parecer um amigo” 
 
Howard Schultz (Starbuks)

Antes da internet a pressão vinha de cima para baixo; na maioria das vezes, imposta pela TV. Hoje, a pressão parte da base de consumo. O consumidor tem as rédeas e coitada da empresa que ainda não se deu conta disso.


Para refletir: Marcas são feitas na mente das pessoas e os produtos são produzidos nas indústrias.


Paulo Rubini  

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