Logo que uma organização decide quem são seus clientes-alvo e começa a atender e a exceder suas expectativas, a satisfação do cliente aumenta. Segue-se a fidelidade, trazendo junto um impacto significativo e mensurável no resultado final.
O valor vitalício
Dois pesquisadores chamados Earl Sasser e Fred Reichheld estudaram um considerável número de setores da indústria de serviços e descobriram que em todos os casos as relações com os clientes típicos se tornavam cada vez mais lucrativas com o decorrer do tempo, independentemente do setor.
- No ano 0, os clientes são
adquiridos. Os custos da aquisição precisam ser recuperados no decorrer da
relação.
- Logo no começo da relação, os
níveis de compras e de lucros tendem a ser baixos. Mas eles criam uma base
sobre a qual uma relação prolongada com o cliente pode ser estabelecida.
- Assim que fica familiarizado
com um produto ou serviço, o cliente provavelmente passa a comprar novos
produtos ou serviços. O cliente torna-se menos sensível a preço ao comprar
novos produtos ou serviços do que quando compra pela primeira vez. O nível
de lucratividade aumenta.
- Ao ficar familiarizado com a
empresa e suas políticas, o serviço prestado ao cliente torna-se menos
caro e os custos, conseqüentemente, são reduzidos. Além disso, o cliente
verdadeiramente fiel torna-se um "apóstolo", alguém que
fervorosamente recomenda a empresa a outros, gerando novos negócios e
lucratividade cada vez maior.
Tenha um planejamento estratégico onde o centro das atenções seja o cliente, o cliente lucrativo, o cliente evangelizador.
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