vocação
(latim vocatio, -onis)
(latim vocatio, -onis)
s. f.
1. Inclinação que se sente para alguma coisa. = propensão, tendência
2. Disposição natural do espírito. = índole
Tempos atrás participei de uma discussão sobre vocação X profissão, e, claro, Marketing era a profissão da discussão. Na minha opinião o profissional de Marketing precisa ter vocação.
Algumas características do ser humano denotam suas inclinações profissionais. Claro que trabalhar no que gosta é um dos maiores objetivos de qualquer pessoa (ao menos para os que querem trabalhar).
Você pode identificar seus principais interesses profissionais simplesmente descobrindo quais as atividades típicas que despertam seus vários interesses e depois avaliando as que são mais atraentes para você. As tabelas a seguir exemplificam o conjunto dessas atividades.
Interesses fundamentais: Categorias | |
Categoria 1: Recursos especializados | |
Uso da tecnologia Exemplos:
| Análise quantitativa Exemplos:
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Desenvolvimento de teorias e raciocínio conceitual Exemplos:
| Produção criativa Exemplos:
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Categoria 2: Trabalho com pessoas | |
Instrução e orientação Exemplos:
| Gerência de pessoas e relações interpessoais Exemplos:
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Categoria 3: Controle e influência | |
Controle empresarial Exemplos:
| Influência por meio de linguagem e idéias Exemplos:
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Observe que marketing está no campo Recursos especializados, no grupo produção criativa, que também engloba:
- Criação de novos produtos
- Marketing e publicidade
- Geração de novas idéias
- Desenvolvimento de abordagens e soluções inovadoras
- Planejamento de eventos
- Relações públicas
- Entretenimento
- Redação Ilustrações
Além de ser uma especialização, marketing pertence ao seleto grupo que tem a criatividade como requisito fundamental para alguém exercer tal atividade; o que, do meu ponto de vista, é uma situação inata. Ou você tem vocação para ser um profissional de marketing ou ficará para trás nesse universo rápido e concorrido chamado mercado.
Em sala de aula, como professor, pude perceber muito bem tal situação. Você consegue distinguir o futuro marketeer do mero burocrata do departamento de marketing.
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