O que é e o que não é
Como gerente, você trabalha com pessoas de diferentes capacidades, e seu papel de orientador é perceber tais diferenças. O coaching é uma oportunidade que você tem de contribuir para o desenvolvimento de outra pessoa; é uma parceria de duas vias, em que ambos compartilham conhecimento e experiência com o objetivo de maximizar o potencial da pessoa sob orientação e ajudá-la a alcançar suas metas.
O COACHING É... | O COACHING NÃO É... |
Um meio de aprendizagem e desenvolvimento. | Uma oportunidade de corrigir comportamentos e ações de outra pessoa. |
Guiar alguém em direção às suas metas. | Direcionar alguém a fazer algo para cumprir metas. |
Compartilhar mutuamente experiências e opiniões, e com isso criar resultados previamente acordados. | Ser o especialista ou o supervisor que tem todas as respostas. |
Envolve inspirar e apoiar outra pessoa. | Envolve a tentativa de abordar assuntos pessoais. |
(Adaptado do original da Interaction Associates) |
Quem deveria receber coaching?
As oportunidades de coaching geralmente surgem quando
- um novo membro da equipe precisa de direcionamento
- um subordinado direto está pronto para assumir novas responsabilidades
- um funcionário problemático precisa ser orientado para voltar a ter um bom desempenho
- um funcionário precisa de feedback positivo e reconhecimento
Visto que o coaching é baseado em consentimento mútuo, ele nem sempre é apropriado. Uma intervenção mais direta é necessária quando
- um funcionário tenha claramente violado a política da empresa ou seus valores organizacionais
- um funcionário novo ou inexperiente precisa de mais direcionamento no desempenho de uma tarefa
- não há melhoria de desempenho após múltiplas sessões de coaching.
A finalidade do coaching
Você dá ou solicita coaching quando acredita que o trabalho em conjunto produzirá melhor desempenho. Através do coaching, você poderá ajudar outras pessoas a
- maximizar pontos fortes individuais (por exemplo, trabalhar habilidade analítica)
- superar obstáculos pessoais (por exemplo, trabalhar o medo de falar em público)
- realizar todo o seu potencial através da aprendizagem contínua (por exemplo, aprender a tecnologia disponibilizada pela internet para melhorar a fluidez dos processos)
- alcançar novos patamares de habilidade e competência, e assim se tornarem mais eficientes (por exemplo, desenvolver habilidades mais avançadas de comunicação)
- preparar-se para novas responsabilidades (por exemplo, adquirir habilidades de liderança)
- gerenciar a si mesmas (por exemplo, encontrar meios de otimizar a utilização do tempo)
- compreender de forma mais clara as metas de desempenho e a persegui-las (por exemplo, aprender a estabelecer metas mais realistas)
Alguns dos principais benefícios do coaching
- Maior satisfação no trabalho e motivação do funcionário.
- Melhores relações de trabalho entre gerentes e subordinados diretos.
- Equipes mais produtivas.
- Uso mais eficaz dos recursos organizacionais.
Quando se deve programar sessões de coaching?
Diferentemente das avaliações de desempenho e do estabelecimento de metas, os quais são formalmente programados trimestralmente ou anualmente, a atividade de coaching é contínua, ocorrendo à medida que surgem oportunidades ou necessidades. Algumas vezes, você poderá programar sessões de coaching para atender a situações particulares. Todavia, a atividade decoaching, mais freqüentemente, ocorre informalmente enquanto você interage com subordinados diretos ou com pares pessoalmente, por telefone ou por e-mail.
Como um gerente deveria usar o coaching?
Os bons gerentes usam o coaching como parte de seu repertório de habilidades. O foco está em cooperar e facilitar o desenvolvimento profissional de outra pessoa. Um coaching eficaz requer habilidades que são exercidas em duas etapas: 1. conhecer o nível das habilidades e os padrões de conduta do subordinado direto; e 2. criar um ambiente confortável em que planos de ação possam ser desenvolvidos em conjunto, facilitando o crescimento profissional desse subordinado.
1. Para entender seus subordinados diretos, você precisará
- observar sem julgar
- ouvir ativamente
- fazer perguntas (inquirir)
2. Para encorajar o crescimento, você precisará
- defender suas opiniões
- dar e receber feedback
- criar consenso
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