Esta interessa de perto a nós, profissionais de Marketing, mas, também, aos executivos que querem “olhar pelo retrovisor” para ver a concorrência.
A ESPM conduziu uma pesquisa para saber na prática quem - nas empresas industriais do setor de alimentos - pratica o Marketing discutido nas escolas pelos acadêmicos nos cursos de graduação e pós-graduação.
Quais técnicas e processos estudados nas academias estão sendo realmente aplicados?
E de que forma?
As questões acima nortearam a pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa em Marketing e Finanças (NPMF) da ESPN com o objetivo de identificar as principais práticas de Marketing das indústrias do setor de alimentos no Estado de São Paulo. Embora tenha sido específica para um único setor, arrisco em dizer que pelas características do setor, como concorrência acirrada em mercado crescente, os parâmetros devem se aproximar muito da realidade do mercado brasileiro como um todo.
Os principais resultados da pesquisa foram:
- Baixa utilização do planejamento de marketing; o que está na contramão da teoria porque todas as empresas devem iniciar o processo de administração de marketing com um completo planejamento de marketing.
Quem faz planejamento:
18% pequenas empresas
27% médias empresas
53% grandes empresas
Itens abordados no planejamento de marketing:
Itens/porte - Pequena Média Grande
Objetivo e metas 15% 29% 53%
Análise da concorrência 15% 29% 48%
Principais ações e verbas 15% 29% 47%
Posicionamento 15% 23% 47%
Análise do mix marketing 15% 23% 47%
Definição dos segmentos e público alvo 15% 26% 43%
Cronograma de ação 15% 26% 43%
Análise SWOT 15% 19% 40%
Matriz BCG 0% 13% 20%
- Quem executa as atividades de marketing. Em média, 40% das atividades apresentadas são executadas exclusivamente pelo departamento de marketing.
Atividades realizadas por departamento
Atividades/Departamento MKT Comercial MKT/Coml Outros
Propaganda e Mkt direto 72% 1% 11% 16%
Gestão de produtos 58% 20% 7% 15%
Pesquisa de mercado 56% 18% 5% 20%
Análise da concorrência 52% 30% 11% 7%
Definição do preço 18% 52% 13% 17%
Promoção no ponto de venda 14% 25% 41% 19%
Políticas de distribuição 8% 58% 8% 26%
Atividades realizadas pelo marketing - por porte
Atividade/porte Pequena Média
Propaganda e Mkt direto 35% 74%
Gestão de produtos 25% 61%
Pesquisa de mercado 40% 58%
Análise da concorrência 35% 58%
Definição do preço 0% 29%
moção no ponto de venda 35% 65%
Políticas de distribuição 0% 29%
- Grau de utilização das ferramentas de marketing e comunicação. Além de avaliar a responsabilidade do departamento de marketing na execução das atividades, a pesquisa também avaliou o grau de utilização das principais ferramentas de marketing e comunicação nas empresas empregando a escala likert - que vai de 01(não utiliza) a 05 (utiliza muito).
Grau de utilização de ferramentas de marketing e comunicação – Pequenas empresas
Ferramentas/grau de utilização 1 2 3 4 5
Utilizar CRM 60% 0% 10% 20% 10%
Análise de ciclo de vida do produto 50% 15% 5% 15% 15%
E-mail marketing 40% 25% 25% 0% 10%
Propaganda 40% 35% 15% 10% 0%
Promoção de vendas 35% 10% 25% 10% 20%
Marketing direto 35% 20% 30% 10% 5%
Sistemas estruturados para análise concorrência 35% 25% 15% 15% 10%
Promover eventos / patrocínio 30% 40% 15% 10% 5%
Participação em feiras 25% 15% 20% 25% 15%
Descrição do posicionamento dos produtos 25% 25% 20% 20% 10%
Página na internet 5% 30% 25% 5% 25%
- Análise e controle das atividades de marketing. Como medidas específicas de marketing destacam-se a análise da concorrência e do posicionamento de marcas e produtos.
Análise de controle de marketing – por porte
Análises / Porte Pequena Média Grande
Faturamento/Vendas 80% 87% 90%
Margem por produto/Linha de produto 50% 65% 75%
Análise da concorrência 65% 65% 62%
Posicionamento de marcas e produtos 30% 42% 43%
Análise de pesquisas (latin panel e etc.) 15% 45% 47%
Ciclo de vida do produto (CVP) 15% 32% 50%
Índice de satisfação dos clientes 20% 26% 27%
Market share 10% 23% 32%
Matriz Boston Consulting Group (BCG) 5% 26% 22%
Matriz General Eletric (GE) 0% 6% 12%
Na sua conclusão, a pesquisa revelou que nas grandes empresas, em geral maiores usuários das ferramentas de marketing, aproximadamente 50% elaboram planejamento de marketing. A utilização dos tópicos do plano de marketing apresentados variou de 20% a 53% de utilização nas grandes empresas, com destaque para o tópico menos utilizado, a matriz BCG, com apenas 20% de utilização.Nas médias e pequenas empresas a utilização do planejamento e tópicos do planejamento é ainda menor. Apesar da recomendação dos acadêmicos e pesquisadores, a maioria das empresas não elabora o planejamento de marketing e, quando o faz, apresenta baixa utilização das tradicionais ferramentas tradicionalmente estudadas.Mais detalhes da pesquisa podem ser encontrados na revista Marketing, edição de fevereiro/2010.
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