Pense por um momento. Sem Marketing, você não terá clientes potenciais. Sem Vendas, você não conseguirá fechar tantos negócios.Marketing é tudo que você faz para alcançar e conquistar clientes.
Vendas é tudo que você faz no nível individual do cliente para identificar negócios e reter os clientes. Ambos são necessários para o sucesso de qualquer empresa. Você não pode fazer um sem o outro e outro sem o um. Combinar estrategicamente ambos os esforços é essencial para fazer a sua empresa crescer. Entretanto, se ambos os esforços não estiverem alinhados, o oposto também acontece.
Enquanto Marketing deve fazer atividades de comunicação (propaganda, mala direta, eventos, promoções, internet etc), distribuição, desenvolvimento de produtos e serviços, análise de concorrência, internet etc. Vendas deve fazer interações inter-pessoais um-a-um (reuniões, visitas, telefone, e-mails etc) com cada um dos clientes da empresa para assegurar que os negócios serão fechados e os clientes surpreendidos.É necessário que essas múltiplas interações com clientes estejam 100% alinhadas para que a empresa consiga fazer o cliente potencial sentir urgência por fazer negócios com a empresa.
É por isso que é muito importante que ambas as partes desenvolvam um único processo que combine marketing e vendas.
Você sabe como fazê-lo? Experimente isso: divida a sua lista de clientes potenciais em Clientes A, B e C, onde os clientes A são aqueles clientes que fazem negócios frequentemente com a sua empresa, clientes B são aqueles que fazem negócios esporadicamente com a sua empresa, e clientes C são aqueles que não fazem negócios freqüentes com a sua empresa.
A partir daí, dedique o tempo que for necessário para identificar a estratégia adequada em como proceder com cada um desses grupos de clientes.
Mas lembre-se: tal estratégia deve ser desenhada por Marketing e Vendas, JUNTOS!
Fonte Bizrevolution
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