sábado, 20 de fevereiro de 2010

Cumuruxatiba, um SPA natural

Neste carnaval fui para a paradisíaca Cumuruxatiba (litoral sul da Bahia), destino que visito há 17 anos e que não pretendo deixar de fazê-lo por muitos outros, mesmo achando que o tal axé da Bahia devesse ser banido da face da terra, rs.


Cumuru, bem na foto até por amadores como eu

Resido no ES, um Estado que não tem turismo e nem vocação para tal, diferentemente da Bahia com seu povo receptivo, onde as pessoas devem nascer geneticamente preparadas para receber os turistas e, também, por levarem tudo no “sapatinho”, mais lentamente, fazem com que nosso ritmo desacelere.

Hospedei-me na Pousada Boa Sorte, local aprazível e confortável. Mas, o melhor da Boa Sorte é o atendimento acolhedor de dona Penha, a proprietária.

Dona Penha está sempre atenta a todos os detalhes, oferecendo dicas preciosas de passeios e gastronomia (ponto muito forte de Cumuru). Não bastasse a excelente atenção dada aos hóspedes, dona Penha antecipa-se aos desejos dos clientes. No dia da chegada comentei com ela que havia comido uma lagosta em tal restaurante, e para minha surpresa, minutos depois ela apareceu com uns 4 quilos de lagosta a preço de “banana” (15 reais o kilo) e que iria pedir para sua funcionária deixar tudo preparado para viagem no dia de minha partida.

Cumuruxatiba é uma pequena aldeia de pescadores que conta com infra-estrutura boa e variada, cerca de 80 estabelecimentos comerciais entre pousadas, hotéis e restaurantes.

Antes de ser apenas um lugar de paisagens exuberantes e gastronomia de alto padrão, lá sua ansiedade vai a zero - o que diminui substancialmente o apetite -, consegue um sono profundo, poucas vezes conseguido no seu dia-a-dia urbano. Isso tudo promove uma ótima qualidade de vida. Não se assuste porque lá tem TV por satélite e internet que funcionam a contento, mantendo você conectado com a selva de pedras.

Atendimento não é tudo porque somos muito mais exigentes atualmente. A experiência oferecida vai além, e o conjunto da obra é o que justifica este artigo. A celebre frase de Steve Jobs: "As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas", se encaixa perfeitamente neste contexto de superação de espectativas.

Visite Cumuruxatiba, um SPA pela própria natureza.


A pousada Boa Sorte conheci graças a uma indicação, e faço o mesmo agora.












Paulo Rubini, Consultor de Empresas
Twitter: @mkt360graus

2 comentários:

  1. Adorei as dicas, mas discordo qdo vc diz que nosso estado num tem capacidade turistica. O acho lindíssimo, e não somos tão pouco receptivos assim, acredito que falte treino e gente capacitada para faze-lo.

    ResponderExcluir
  2. Ao anônimo, continuo afirmando COM TODAS AS LETRAS que o ES está muiiiito aquém de se tornar um Estado preparado para o turismo, e que me mostrem o contrário do que afirmo.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.