
O fato é que enquanto consumidores se conscientizam rapidamente do poder que dispõem através da internet, o mesmo não acontece em relação à maioria das empresas.
Elas ainda não se deram conta da velocidade de propagação dos comentários sobre sua marca.
Acontece que se essas mesmas empresas fossem tão “rápidas no gatilho” quanto os consumidores em relação à internet na gestão desses relacionamentos, poderiam ampliar sua visibilidade além de reverter muitas situações de características catastróficas, em tempo hábil.
Assim como o tangível dos produtos se confunde com o intangível do atendimento, o real e o virtual derrubaram seu muro de Berlim.
Não adianta mais dizer ou escrever nas embalagens que seu produto é uma coisa ou outra se essa percepção não existir nas redes sociais espalhadas pelo universo da internet. E o contrário é verdadeiro quando a reputação de sua marca é positiva na internet sem que você tenha tentado influenciá-la.
Mandei e-mail para a TECHNOS...sem resposta da líder em vendas no Brasil.Liguei para uma autorizada TECHNOS (não tem 0800) mais próxima de minha cidade e o diálogo por telefone foi assim:
A moça da autorizada: qual é a referência que tem no fundo do relógio?
“Não são cobertos pela garantia: caixas, pulseiras, vidros, aros e botões, desgastados ou danificados pelo uso excessivo (arranhões), USO INDEVIDO (contato com produtos ou soluções químicas) ou acidentes (quedas, pancadas).”
Quanto custa uma pulseira para a TECHNOS?

Paulo Rubini, Consultor de Empresas e ex-possuidor da marca TECHNOS
RESPOSTA DA TECHNOS
A TECHNOS deu um feedback dentro do esperado.
Penso que ao fazermos criticas como esta, o fazemos para que o relacionamento entre fornecedor e consumidor evolua.
Devemos, sim, falar de atendimento ruim, ou deficiente; mas, mais importante, é falar do bom atendimento ou da correção daquilo que provocou a reclamação.
No inicio desta semana fui procurado pelo Sr. Manoel Lins Jr., Gerente de Assistência Técnica da TECHNOS que justificou a demora em fazer contato por causa da burocracia natural em grandes empresas em relação à comunicação interna. Na oportunidade o Gerente da Technos disse-me que a empresa vem buscando melhorias na qualidade de seus produtos e do relacionamento da rede autorizada com o cliente.
Já recebi a nova pulseira enviada diretamente pela fábrica através da intervenção do Sr. Manoel, que tratou o caso com muito profissionalismo. Vou enviar a pulseira danificada para que a fábrica faça avaliação para verificar a possível falha que ocasionou o defeito.
Assim, amigos, da mesma forma que servimo-nos da internet para criticar atendimento deficiente - consumidor na internet é uma formiguinha com megafone - devemos fazê-lo para elogiar na sua solução, como neste caso.
Segundo pesquisas, cliente que reclama e é atendido na sua expectativa tempestivamente, têm 70% mais chances de se tornar fiel em relação àquele que não reclama de problema sofrido. O gesto da Technos foi maior que o valor de uma pulseira.
Parabéns para a TECHNOS e ao Sr. Manoel Lins Jr. e aos amigos navegantes que repercurtiram esta reclamação, se for do seu interesse, divulguem esta resposta.
Grato
Não pode perdoar. Sou um profissional e estudioso de branding, e cada vez mais vejo marcas como se fossem pessoas. Não quero como amigo uma pessoa que me ignora! E se é mau caráter, é bom que nossos amigos saibam.
ResponderExcluirEmpresas como essa estão condenadas a desaparecer. Um frase tirada do livro "A Cauda Longa", serve muito bem para esse tipo de caso, ele diz "Com a internet, as formigas tem megafone!"
ResponderExcluirÉ bem isso que está acontecendo. Um consumidor insatisfeito antigamente iria reclamar para no máximo 10 pessoas próximas. Hoje, quantas pessoas verão uma reclamação em uma rede social ou um blog? Centenas, talvez milhares. Todos potenciais consumidores, que irão pensar duas vezes antes de comprar um produto da marca reclamada. Abre o olho TECHNOS!
Pois é, Dexter e Carlos; Até agora não recebí sequer respostas aos meus emails enviados para a TECHNOS!
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