Desde os livros e sala de aulas, nos estudos de gestão estratégica, sempre trabalhamos com cenários, normalmente 3: de normalidade, de queda da produção e de aumento da produção, ou, RUIM, NORMAL OU BOM. "Graças" a pandemia o mundo(nos dois sentidos) do varejo está ganhando musculatura com o e-commerce. Vários fatores - que não vem ao caso discutir aqui - já vinham propiciando um crescimento na ordem de 20% ao ano, mas com algumas barreiras como itens de limpeza e alimentos. Hoje se vê um crescimento tão exponencial quanto o próprio coronavirus no comércio eletrônico e em todos os segmentos, antecipando o que analistas esperavam pra daqui 1 ou 2 anos. Ou seja, se voce ainda não está na internet, vendendo e aprimorando seu negócio para o "novo normal", sim, porque o novo mundo dos negócios de varejo que se aproxima será totalmente diferente daquele que voce estava acostumado, prepare-se para perder lucratividade.
Tenho acompanhado o crescimento e o potencial de vendas pela internet ha anos e uma das coisas que sempre me chamou a atenção nesse novo modelo foi o quesito EMBALAGEM.
Dentro do cenário (aquilo que falei lá no inicio) de crescimento de vendas pela internet como o mercado está tratando a questão das embalagens?
Há 10 anos eu escrevi este texto que ainda hoje é extremamente atual.
https://mkt360.blogspot.com/2010/09/e-commerce-sem-embalagens.html