quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Gestão - Gerenciando Conflitos

Divergências de ponto de vista, motivação ou estilo podem constituir as principais causas de um conflito. Para melhorar suas interações, é necessário que você entenda a causa da dificuldade e, então, encontre uma solução apropriada. Observe como esse gerente descobre a causa e, em seguida, sugere uma solução.

Gerente:
Temos tido nossas diferenças quanto a se vale a pena fazer algumas demonstrações desse produto. O fato é que eu nunca entendi por que essas demonstrações demoram tanto para ficar prontas e por que custam tão caro.

Subordinado direto:
Bem, nosso desejo é fazer a coisa certa. De modo que procuramos conversar com todas as partes envolvidas e programamos reuniões de grupos focais para, depois, fazermos uma série de revisões – às vezes, chegamos a fazer até cinco revisões. Tudo isso para produzirmos a melhor demonstração possível.

Gerente:
Ah! O que eu acho é que temos percepções diferentes daquilo que é crítico. Você foca a qualidade, o que eu entendo, mas minha preocupação é com o resultado final. Eu preferiria gastar pouco tempo para produzir uma demonstração de boa qualidade e a baixo custo a ficar insistindo em perfeição.

Subordinado direto:
O que você quer dizer com boa qualidade?

Gerente:
Boa o suficiente para que os clientes consigam ter uma visão clara e atraente do produto. Deixe-me perguntar o seguinte: Qual a vantagem dos grupos focais?

Subordinado direto:
É difícil avaliar isso. As pessoas discordam do valor que têm grupos focais. Às vezes, percebemos a necessidade real de descobrir algo; outras vezes, não passa de mera rotina.

Gerente:
E as revisões? Em que ponto vocês deixam de receber feedback crítico para receber feedback do tipo que – você sabe – sugere mudar uma única palavra ou usar uma cor ligeiramente diferente?

Subordinado direto:
Eu diria que por volta da quarta revisão.

Gerente:
Então, o que você acha de programar grupos focais apenas quando houver necessidade real e de reduzir o número de revisões para três? Você acha que, dessa forma, é possível chegar a um nível de qualidade aceitável?

Subordinado direto:
Sim. Acho que eu não teria o menor problema em aceitar isso.

Resolvido o impasse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.