domingo, 18 de outubro de 2009

Concorrência é como um jogo de poker

Blefe ou bluff?

Tanto faz. Blefe é do português brasileiro e bluff do português lusitano, que vem a ser um recurso empregado no poker, tendo por finalidade ganhar com jogo pequeno, fingindo ter um grande jogo. Isto é feito por meio de apostas elevadas; se os demais tiverem jogo fraco ou apenas razoável, não pagarão e, nesse caso, o blefador não precisará mostrar suas cartas. O blefe exige experiência e sangue frio.

A história do poker é recheada de lendas, como a de Wild Bill Hickok que em agosto de 1876 foi assassinado a tiros no meio de um jogo de poker. De sua mão, caíram dois pares de oito e de ases, todos de naipes pretos (paus e espadas). Essa mão passou a ser chamada a mão do homem morto (dead man's hand).

São vários os jogos de poker e o Texas Hold'em é o estilo de poker jogado nos programas de televisão e na maioria dos sites de poker on-line. É um poker aberto, em que os jogadores recebem duas cartas fechadas e são dispostas cinco abertas sobre a mesa. Para vencer, o jogador deve combinar suas duas cartas fechadas com três das cinco abertas ou a melhor combinação, podendo usar as cinco cartas comunitárias. Ao contrário do poker aberto tradicional, as cartas abertas são as mesmas para todos os participantes.

Probabilidades

Ao receber 5 cartas do baralho de 52 cartas (13 de cada naipe), as chances de se obter um Royal Straight Flush (a jogada mais alta) é de 0,0001539%.

O termo concorrência, que pode ser entendido como um estado dinâmico de um mercado que estimula as empresas a investir e a inovar com vista à maximização dos seus ganhos e ao aproveitamento ótimo dos recursos escassos disponíveis.

Um mercado concorrencial é aquele cujo funcionamento é feito de acordo com o livre jogo da oferta e da procura, sem intervenção do Estado. Assim como no poker, na concorrência o jogo tem suas regras que muitas vezes são burladas pelos blefadores e sua concorrência desleal usando, por exemplo, o Dumping, uma jogada de cartas marcadas que é uma prática comercial, geralmente desleal e injusta, que consiste em uma ou mais empresas de um país vender seus produtos por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que aquele cobrado pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos.

Empreendedores na fase inaugural de seus negócios muitas vezes não se dão conta de que além dos assuntos relativos à gestão propriamente dita, tem o jogo da concorrência. Um jogo onde se blefa e se consegue, com muita técnica e experiência, um Royal Straight Flush.

Seja um jogador leal, mas fique atento às oportunidades e aos oportunistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.