domingo, 7 de junho de 2009

Varejo se move para atrair e manter Clientes

jornal Diário do Comércio (SP) 05/06/2009 - Vanessa Rosal

Conquistar e manter clientes, com ou sem crise, vem se transformando no maior desafio do comércio varejista em todo o mundo. No Brasil, além de oferecer cartões personalizados com brindes e descontos a clientes fiéis, uma das novas estratégias das grandes redes de varejo para alavancar as vendas é promover eventos específicos, como café da manhã e sorteios de carros.

De acordo com especialistas do setor, lançar projetos valorizando consumidores assíduos (cerca de 20% do total) é uma ideia que sempre dá certo no varejo brasileiro. Geralmente, essas pessoas representam 80% do faturamento total da empresa.

Para o professor de marketing da escola de administração de empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), Maurício Morgado, os consumidores mais próximos das lojas são os que geram maiores lucros. "Cliente feliz compra mais e indica mais também. Na Europa, por exemplo, há muito investimento em fidelização." Entre os mimos oferecidos pelo varejo, 50% das pessoas gostam de participar de sorteios e o restante prefere algo concreto, como um presente ou um desconto exclusivo.

Atendendo aos dois perfis, a rede Magazine Luiza lançou a campanha "Dia do Ouro".De acordo com a gerente de marketing de relacionamento Karina Oliveira, além de aumentar o faturamento para a empresa, o projeto "contribui para a fidelização dos clientes, com benefícios exclusivos e entretenimento". A edição irá presentear os clientes fiéis com um pingente banhado a ouro e café da manhã.Marcado para o próximo domingo, em todas as unidades da rede no interior de São Paulo, o evento será prestigiado por um número recorde de clientes: 730 mil pessoas foram convidadas por mala direta e telemarketing. Na ocasião, dois carros Renault Logan serão sorteados. Um veículo vai para quem for à loja e outro para quem comprar, ou seja: quem consumir concorrerá duas vezes.

As cidades em que o Magazine Luiza atua há pouco tempo e ainda não possuem uma base significativa de clientes cadastrados, como as da região metropolitana de São Paulo e Belo Horizonte, em Minas Gerais, terão uma promoção diferenciada.Estampada nas unidades do centro da cidade, onde há grande concentração de ruas comerciais, a campanha "Acelera Pra Luiza" sorteará um carro para os clientes que forem às lojas entre hoje, amanhã e domingo.Outras campanhas mantidas pela empresa para atrair os consumidores são "Só Amanhã", com itens em promoção para compra em um único dia e "Liquidação Fantástica", que acontece no início do ano e serve como "queima de estoques", com descontos de até 70%.

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