Google+ Followers

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Neurociência e o desconhecimento sobre o Marketing

Cientistas identificaram uma região primitiva do cérebro que nos torna aventureiros. A descoberta pode ajudar a explicar porque é comum as pessoas se encantarem por “novos” produtos durante as compras.

Usando escaneamentos cerebrais para medir o fluxo sanguíneo, pesquisadores britânicos descobriram que uma região do cérebro conhecida como estriado ventral estava mais ativa quando os voluntários escolhiam objetos incomuns em testes controlados.

O estriado ventral está envolvido no processamento de recompensas no cérebro através da liberação de neurotransmissores como a dopamina.

Cientistas acreditam que a existência deste mecanismo antigo indica que há vantagens evolucionárias em experimentar o desconhecido.

Buscar experiências novas e não familiares são tendências comportamentais fundamentasi em humanos e animais. Faz sentido experimentar novas opções quando elas podem se mostrar vantajosas em longo prazo”, disse Bianca Wittmann, da University College London.

Ser ousado, no entanto, também carrega riscos. Algumas escolhas podem ser perigosas e, no mundo moderno, ser atraído pelo novo pode, por exemplo, tornar o consumidor susceptível ao MARKETING EXAGERADO..

Mais uma vez o MKT é bombardeado com a pecha de praga da humanidade consumista e blá, blá, blá.

Isso demonstra que muitas pessoas, e gente do meio científico, desconhecem a verdade sobre a ciência que é o Marketing.

Veja que os cientistas comparam o Marketing às drogas!


O sistema de respostas positivas do cérebro também pode contribuir para alguns vícios comuns.

“Em humanos o aumento na procura de coisas novas pode estar ligado à jogatina e dependência de drogas, ambos os quais são mediados pelo mal funcionamento na liberação da dopamina”, disse Nathaniel Daw, da Universidade de New York, que também colaborou no estudo.

As descobertas foram publicadas na revista científica on-line Neuron. [Fonte]

É impressionante o preconceito sobre o Marketing.

Se você, meu amigo leitor, tiver qualquer dúvida sobre as atividades que envolvem o Marketing, por favor, me pergunte e eu tentarei esclarece-las, mas não caia nessa ladainha de que o Marketing é a praga do consumismo e da propaganda enganosa. O Marketing é uma ciência multidisciplinar totalmente indispensável para os dias atuais.

Paulo Rubini, Profissional de Marketing.

Nenhum comentário: