Google+ Followers

terça-feira, 24 de junho de 2014

Contra Burocracia

Acredito que o Brasil seja um dos países mais burocráticos do planeta. É carimbo para tudo!



Imagine que um cidadão empossado de "fé publica" tem o poder de dizer que você é mesmo você com um simples carimbo sob assinatura; mais até que sua própria palavra ou sua persona. Aliás, nosso regime cartorário remonta ao tempo do império de Don João.

A burocracia é um dos maiores culpados pelo custo Brasil; muito mais do que o sistema tributário. Não há velocidade para nada e como sabemos: time is money!

Acabei de ler um livrinho sobre as idéias de Charles Handy, o profeta das mudanças no mercado de trabalho, e nele Handy fala da burocracia nas empresas em um de seus 4 fatores sobre como uma organização cresce. 

Em o Crescimento pela Coordenação, uma organização terá de passar pelo momento evolutivo que culminará numa crise de burocracia e para prevenir-se contra a paralisia porque nessa fase mais e mais processos são criados para exercer controle - sobre tudo, de gastos a planejamento -, para descobrir o que está acontecendo e manter padrões de eficiência. Essas boas intenções desembocam rapidamente em mais práticas: preenchimento de formulários, procedimentos escritos, obtenção de autorizações, reuniões sem fim. 

A empresa torna-se uma burocracia paralisada.

Para romper o gargalo da burocracia e prevenir-se contra sua retomada, lembre-se sempre do SSI (Simplifique, Seu Idiota) e siga práticas antiburocracia o tempo todo.

CONTRA BUROCRACIA:
  1. Faça uma limpeza anual, usando o seguinte principio: todo procedimento administrativo é desnecessário a menos que se prove o contrário.
  2. Sempre que possível, use confiança em vez de controle.
  3. Autorize as pessoas a não irem a reuniões em que não tenham contribuição a dar ou contestar o valor de formulários e relatórios.
  4. Recompense departamentos administrativos por forças-tarefa bem-sucedidas em melhorar ou eliminar procedimentos.
  5. Premie idéias para cortar burocracia e custos administrativos.
  6. Seja corajoso e radical ao fazer reformas.



Veja o brilhantismo das regras cunhadas na missão da empresa varejista Nordstrom:
  • Use sempre seu melhor critério;
  • Não há outras regras.
Elimine a #burocracia de sua vida, de sua empresa, e aproveite seu tempo.  


Nenhum comentário: