sábado, 10 de julho de 2010

Criatividade em alta

As empresas estão com vagas sobrando para pessoas com idéias inovadoras e criativas.

A escassez de talentos tem deixado os executivos do primeiro escalão de cabelos em pé porque não encontram gente de potencial criativo além da qualificação que possam alavancar seus negócios.

Pesquisa recente da Manpower comprova isso. Segundo os dados apurados, no Brasil, 64% das quase mil empresas entrevistadas apontaram escassez de talentos.

Muitas empresas têm investido na formação de novos talentos e, por sorte, a criatividade pode ser aperfeiçoada. “Ela pode ser aprendida e desenvolvida, sendo sempre suscetível de melhora”, explica Fernando Monteiro da Costa, Diretor de Operações da Human Brasil.

Ser criativo exige prática. O primeiro passo é não se conformar com o que já existe, não se acomodar. Sempre há uma maneira de fazer melhor, mais rápido ou com menor custo aquilo que você já faz. Se não pensar nisso alguém o fará.



Think different

Dicas para melhorar e desenvolver a criatividade

1 - criatividade é uma questão de acreditar em você, se achar capaz, desafiar o jeito tradicional de fazer as coisas, habituar-se a pensar diferente e questionar: Por que desta maneira? De que maneira eu posso... E se...Uma pessoa criativa é uma caçadora de idéias novas e tem um desejo ardente para melhorar as coisas.

2 - Não se acomode. Sempre existe uma maneira de fazer melhor, mais rápido ou com menor custo aquilo que você já fez.


3 - Seja curioso. Evite reproduzir tarefas mecanicamente. Busque as causas, os porquês, as implicações. Muitas idéia surgem daí. Idéias não saem do nada. Associe, adapte, substitua, modifique, reduza. As combinações são infinitas.

4 – Pegue objetos ou idéias totalmente diferentes e tente fazer uma conexão. Criatividade é também a habilidade para fazer conexões que os outros não conseguiram.

Exercite o cérebro


Para melhorar a capacidade do cérebro

- Motive-se pelo novo: é fundamental para o desempenho cerebral. Com o fortalecimento do desempenho da mente, o usuário ganha mais autoconfiança e vontade de continuar aprendendo para manter a mente sempre ativa. Procure manter em sua rotina atividades que mexam com a mente e que sejam diferentes também.


- Exercite com freqüência: o hábito de exercitar o cérebro com freqüência melhora o desempenho de todas as funções cognitivas e evita as perdas que vêm com a idade. Para manter a atividade cerebral em dia, gosto de XBox 360, Xadrez e escrever.


- Busque pela velocidade no raciocínio: quanto mais você praticar o desafio de ler ou ouvir algo diferente e que possa ser também resposta a uma dúvida ou resolução de um problema, maior será a sua capacidade de raciocínio com agilidade. Procure estar com pessoas que não tragam soluções e peça para ajudar na criação de novas alternativas para melhores respostas. Esses atos desenvolvem as capacidades necessárias ao bom raciocínio lógico, da identificação de problemas ao estabelecimento de metas e execução de uma estratégia.

- Aprenda o tempo inteiro: o cérebro se modifica com a experiência. Quanto mais se esforçar, mais vai aprender para melhorar o desempenho acima do esperado.

- Saia da rotina e alimente-se bem: envolva-se com atividades variadas na medida do possível para manter o aperfeiçoamento de todas as funções cognitivas, faça exercícios físicos regularmente e procure ter uma alimentação balanceada contendo Omega-3, vitamina B e antioxidantes.

Empresas não são criativas

Mitos e crenças


1 – Empresas não são criativas. Criatividade é uma característica do ser humano. Somos nós que fazemos as empresas mais ou menos criativas.


2 – Muitos acreditam que quanto mais inteligente mais criativo você será. É importante ressaltar que a criatividade não é função direta da inteligência. Na realidade, é “ver o que todos já viram e pensar sobre isto de maneira que ninguém fez antes.”.


3 – Idéias criativas surgem como lampejos ou clarão, semelhante àquelas dos relâmpagos. Mito. Persistência e concentração são pontos chaves para a criatividade. Não dá pra ter um lindo jardim antes de preparar adequadamente o solo.


Essa idéia é ridícula

Como bloquear a criatividade

Expressões como; “Não é adequada à nossa realidade”, “a mudança é muito radical”,essa idéia é ridícula” ou “sempre fizemos assim e sempre deu certo”, são verdadeiras bombas para DETONAR a criatividade dentro das empresas. Se for “vitimado” por uma delas, não desanime. Mude de emprego ou tenha seu próprio negócio para por em prática suas habilidade criativas.


Dizem que sou louco por eu ser assim


Como sou fã de Steve Jobs, não poderia deixar de citar uma lição do líder da Apple.


Em 1997 quando Jobs retomou as rédeas da Apple, recontratou a famosa agência de publicidade TBWA/Chiat/Day para recolocar a empresa em foco; ou seja, voltar às raízes da Apple.


O mote da campanha publicitária foi o de celebrar pessoas que sempre pensaram em maneiras pelas quais pudessem mudar o mundo, como Gandhi, Edison, Bob Dylan, Miles Davis, John Lennon e Yoko Ono, Alfred Hitchcock, dentre os 40 iconoclastas escolhidos. (Jobs não aceitou ser um deles).


A campanha foi um sucesso. A Apple colocou os anúncios em revistas e outdoors, e levou ao ar um anúncio de TV celebrando “os desajustados, os rebeldes, os agitadores... os malucos”.

As pessoas que são loucas o bastante para pensar que podem mudar o mundo são aquelas que mudam o mundo”, proclamava o anúncio.

Dica: 10 mandamentos para promover a inovação



2 comentários:

  1. Oi Paulo,beleza de texto. Muitas vezes ficamos na mesmice da rotina e esquecemos que podemos fazer,pensar,agir diferente,emfim, deixar fluir a criatividade.E o mais importante alimentá-la diariamente. Abraço, Denise

    ResponderExcluir
  2. Como diz o texto acima, devemos treinar nosso criatividade.
    Criatividade não se ensina, criatividade se aprende.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.