Google+ Followers

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Patriotismo ou patriotada?


Diz-se por ai, e vê-se por ai que em época de copa do mundo, o brasileiro é o mais patriota dos cidadãos deste planeta.Dia desses perguntei para um vizinho que estendeu uma bandeira enorme na fachada de sua casa o porquê daquilo e ele empunhando sua vuvuzela, grunhiu: BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL. ????Hoje, durante a mamata contra o Chile, outra vizinha que já tinha tomado umas brejas ficava quase o tempo todo berrando da sua janela: BRASILLLLLLLLLLLL, BRASISISISILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL.
Até que também gritei: Porra! quem será esse tal Brasil que voce fica chamando e que não te responde?
Fosse apenas torcida esportiva, beleza. Mas o brasileiro é BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL..
Dizem que é da natureza do brasileiro quando o assunto é seleção canarinho toda esta empolgação todo esse BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL.. Queria ver todo esse calor verdeamarelo se fossemos a torcida de uma seleção como a da Tasmânia (se é que existe uma).
Um país onde tudo para por qualquer coisa, em época de BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL, para tudo mesmo. Banco com horários adaptados, comércio perdido, trânsito maluco e, pior, violência por nada. Alias, uma coisa que não entendo é porque brigar se estão todos do mesmo lado, o BRASISISISISILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL?
Patriotismo é outra coisa, é ter orgulho de nossa postura diante da crise financeira que abalou o planeta, por exemplo; é saber que tiramos milhões de pessoas da linha de pobreza; poder ser contemporâneo de uma grande transição politica de forma pacífica, diferentemente do que acontece em outros países.
Ter orgulho de uma seleção de futebol campeã, de pilotos de automobilismo campeões, de atletas olimpicos campeões não é defeito, mas qualidade de quem busca estima internacional. Entretanto, o que vejo ainda mais do que em outros anos (talvez pela massiva insistência do interesse midiático) é uma verdadeira PATRIOTADA, uma patriotice verdeamarela.
E o Dunga? O dunga fez algo inovador que foi colocar a Globo no lugar comum a que tem direito. Ao menos isso ta valendo a pena.
Pra não dizer que não falei de futebol, torço pelo Maradona, o único cara que tem postura Rock'n'roll desta copa, rs.

Nenhum comentário: