sábado, 7 de novembro de 2009

Receita de bolo para o sucesso não existe

Outro dia li mais um artigo como muitos outros que enumeram atitudes para alcançar o sucesso. Só que nestes 8 segredos para o sucesso eu vou fazer algumas considerações.

O artigo pondera que mesmo evangelizado pelos segredos, o sucesso não é uma garantia. Concordo.

Primeiro os segredos revelados e logo a seguir, minhas considerações(em itálico).

1- Paixão
Basicamente isso quer dizer que você deve ser totalmente apaixonado pelo que faz, com esse ingrediente, todo o resto é conseqüência. Sem esse ingrediente, seu caminho será infinitamente mais difícil.

Não, não é necessário ser apaixonado para se ter sucesso. Você deve conseguir separar o fazer aquilo que gosta do gostar do que faz, e em ambos os casos o sucesso pode ser conseqüência do trabalho bem executado. Eu mesmo tenho 3 atividades que me remuneram e sou apaixonado por duas delas (bigamia?). Na terceira, procuro fazer bem feito, gostar do que faz, apesar de não estar fazendo o que mais gosto.

2- Trabalho
Roma não foi construída em um dia, nem será sua empresa. Sem injetar uma grande quantidade de energia é impossível sair do lugar.

Isso é inegável. Sem trabalho não se constrói nada, mas uma grande quantidade de energia mal direcionada pode gerar retrabalho, perda de produtividade e desgaste.

3- Ser excelente em algo
Para ser excelente só existe uma opção, praticar muito, aprender com os erros e continuar sempre se aprimorando.

Aqui existe uma confusão de conceito porque excelência é, por definição, o ápice, grau elevado de perfeição. Ora, a busca pelo sucesso não necessariamente passa por ser excelente, ser o melhor (o tal do perfeccionista), mas ser competente naquilo que faz. Você já deve ter ouvido várias vezes que excelentes pilotos de F1 acabaram suas carreiras sem uma única vitória. Eram especialistas, mas não tinham uma boa equipe e/ou um bom carro para competir. Um piloto de F1 que anda a 300 km/h e contribui para o desenvolvimento tecnológico dos automóveis que utilizamos, nunca será medíocre mesmo sem vitórias nas pistas.

4- Foco
Você tem recursos limitados, não saia atirando pra todos os lados. É muito tentador aproveitar todas as oportunidades que aparecem, mas só focando você conseguirá a verdadeira excelência.

Sem dúvida, concentrar-se em um objetivo de cada vez é o ideal para melhor aproveitar seus recursos. O único porém é saber qual é a melhor oportunidade para mirar.Troque a metralhadora giratória pelo fuzil de precisão, seja um sniper.

5 - Esforço
É o que falei antes, não é fácil alcançar o sucesso. Ir sempre mais longe é uma ótima forma de chegar mais longe, por mais óbvio que isso possa parecer.

É o que também falei antes, esforços mal direcionados podem resultar em perdas irremediáveis. Ir muito longe pode incorrer em falta de combustível para retornar, se estiver no caminho errado.

6- Servir
Se você quer que as pessoas te dêem dinheiro, faça por merecer. Antes de ficar pensando no seu retorno, dê um jeito de entregar valor para os outros, isso é o que te fará bem sucedido.

Marketing é conquistar e manter clientes que pagam. Você não deve ser um serviçal, mas um fornecedor consciente e que se relaciona com os clientes certos, de modo que o valor entregue será percebido por quem realmente irá valorizá-lo, e pagar por ele. Assim, devemos planejar o retorno sobre os esforços empreendidos e não fazer filantropia com aquilo que nos proverá.

7- Idéias
Pessoas bem sucedidas tem boas idéias e as colocam na prática, simples assim.

Simples assim”. O que mais tem no mundo são pessoas com idéias boas, mas os que conseguem colocá-las em prática são poucos. Mais ainda, dos que conseguem executar as boas idéias, pouquíssimos obtém sucesso. Eu mesmo tenho um bloquinho chamado “caderno de insights” onde coloco idéias e ações. Quem se habilita em conhecê-lo e aproveitar algumas das idéias? Por falar em criatividade, dizem que ficar olhando para o logo da Apple é inspirador. Particularmente, o que me inspira é ver o Jimmy Page tocando Dazed and Confused na sua Gibson Les Paul, usando um arco de violino.

8- Persistência
A vida não te dará as coisas de mão beijada, aceite isso. Falhar não é um problema, desde que você continue tentando.

Meu pai sempre dizia: nada é de graça. As conquistas são vitórias muitas vezes duras e demoradas. Entretanto, insistir num erro é um erro ainda maior. Falhar não é um problema desde que você tenha discernimento para entender a hora de mudar de rota.

Sendo pragmático em relação a essas fórmulas “secretas”, acredito que receita de bolo para o sucesso não existe, o que existe é a mão do confeiteiro capaz de descobrir o ponto certo da massa.

Sucesso é uma coisa muito relativa
Aquele piloto que alcançou o topo da carreira automobilística, chegando à fórmula 1, mesmo sem ter conquistado uma vitória, também atingiu o sucesso. Para muitas pessoas, sucesso é morar numa região preservada, junto à natureza, de maneira simples e sustentável.

Procure saber qual é o sucesso que você busca e pra não dizer que estou sendo radical, anote ai

2 comentários:

  1. Paulo,
    Primeiramente eu fico feliz com o fato do meu artigo ter chamado a sua atenção.
    Gostei MUITO dos seus comentários e acredito que essa discussão ainda pode ir muito longe e gerar algumas conclusões interessantes.
    No geral, não apenas concordo, como já mencionei esses algo relacionado a esses seus comentários no Saia do Lugar. Exatamente agora não posso ficar mais muito tempo no PC, mas amanhã te mando por e-mail a resposta ponto-a-ponto dos seus comentários.

    Mais uma vez, muito obrigado pelo interesse pelo artigo e pelos ótimos insights.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. P.S.: Dei uma passada de olho e me pareceu muito bom o MKT 360 graus. Vc acabou de ganhar mais um leitor pro seu RSS.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.