domingo, 15 de novembro de 2009

Marketing não é enganação

O vídeo com o título “O projeto muito louco”, vindo da Austrália, conta o caso de dois caras que compraram e revenderam um mesmo produto, no mesmo meio, usando muita criatividade.

Ele anda circulando por aí sendo contextualizado como estratégia de Marketing:
“Nesse vídeo você confere uma verdadeira aula marketing. Não dá para perder.”

Têm gente séria citando ele:
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2009/10/26/como-agregar-valor-ao-vender-um-produto/

Fiz alguns comentários por aí sobre o vídeo, e da minha perspectiva não tem marketing nessa “jogada”, mas pilantragem das boas. Criatividade não falta e ela não é privilégio de pessoas éticas, apenas. Diverti-me com o vídeo e cheguei à conclusão de que aquela máxima onde em terra de cego quem tem um olho é rei pode ser verdadeira.

(citação da dupla): “Você se tornará membro de qualquer clube que já inventaram mundo afora porque você será demais.”
Induzir alguém a erro com a intenção de obter lucro é passivo de punição no Brasil e se sua empresa for usar do mesmo artifício para potencializar suas margens, tome cuidado.

Todas as vezes que algum desavisado ou algum desinformado usa o termo marketing para contextualizar engodo e enganação, fico preocupado. Isso corrobora o que muita gente pensa sobre o marketing quando o confunde com propaganda enganosa.

O vídeo poderia muito bem servir para uma propaganda de BMX usando a mesma temática, porém com o verdadeiro insano falando da surrada bike que resistiu bravamente a toda a pancadaria radical, no intuito de demonstrar a sua resistência, por exemplo.

Amigos, o que tem neste vídeo não é MARKETING e não tente fazer isso em casa ou nos negócios.

Veja o vídeo, dê boas risadas, e faça seus comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.