Google+ Followers

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Os benefícios que o Twitter tem a oferecer

Como acredito que o twitter eliminará a assinatura por RSS, criei uma continha para aqueles que quiserem acompanhar o MKT360Graus.

Selecionei este artigo da HSM online para falar aos incrédulos sobre esta ferramenta. O artigo foi sacado do Fórum Mundial de Marketing e Vendas 2009, com o palestrante Andreas Weigend.

Aproveitar o que a sensação do momento, o Twitter, tem a oferecer pode trazer bons frutos para um bom negócio. O verbo inglês “to twit” significa “piar”, como faz um passarinho. Em 140 caracteres, é praticamente isso que os usuários do serviço fazem no mini-blog. Oferecem suas opiniões a respeito de qualquer coisa, para o mundo todo.

“No início da televisão, fazia-se o mesmo que nos tempos do rádio. Mas TV não é isso – é muito mais, assim como a internet não é uma televisão melhorada. O Twitter parece ser apenas um simples serviço de mensagens curtas, mas veremos em algum tempo que é mais que isso”, diz Andreas Weigend.

Uma maneira de utilizar o serviço é acompanhar o que os internautas comentam a respeito de um produto ou tema específico. Para isso, basta digitar o que você procura no sistema de busca do site para saber o que “twiteiros” em todo mundo têm a dizer. Ao identificar alguém com perfil de potencial cliente ou usuário, seguir seus “twits” dá a oportunidade de conhecer melhor seus hábitos e o que elas têm a dizer sobre sua área de interesse. “Você não tem custo nenhum com isso e as pessoas não se cansam de fazer perguntas ou reclamar”, comenta.

Isso sem falar na possibilidade de manter contato direto com um potencial cliente. Uma empresa citada por Weigend como exemplo de quem aprendeu a usar o serviço foi a Dell. Em janeiro de 2009, a empresa tinha 7 mil seguidores em sua página no Twitter. Seis meses depois, multiplicaram por dez e chegaram a mais de 70 mil. “Eles usam o canal para fazer promoções entre seus seguidores e trocar impressões com seus clientes”, sugere o palestrante.

Outra alternativa é oferecer diretamente ao internauta algo que você sabe que pode lhe interessar no momento. Um viajante sobe um comentário no qual diz ter chegado a uma determinada cidade. Sua empresa oferece alguma dica ou serviço de acordo com a situação. “Não se trata de algo que eu goste, mas pode, sim, trazer resultados”, comenta, citando um exemplo.

“Por mais que ainda pareça um universo restrito a pessoas com menos de 23 anos, é uma nova maneira de se comunicar e ainda sem limites. Cabe a cada um aprender a explorar”, sugere.

------------------

Duas dicas para os twitters:
Crie sua marca com base no formato do twitter:
http://www.twitlogo.com/

Se estiver sem inspiração para twittar, gere um twit automaticamente com este sisteminha:http://www.interney.net/blogs/alexprimo?disp=frasestwitter

Tem pérolas como esta: "Quem twitta os males espanta"

--------------------
Mas, cuidado!
10 Coisas Que Ninguém Mais Aguenta Ver no Twitter



Aqui, para quem quiser me acompanhar. Seja bem-vindo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Se desejarem fazer pesquisas de termos e usuários no Twitter, podem utilizar o Twitterama:

Ferramenta para pesquisa no Twitter, ainda em fase de desenvolvimento, a interface gráficadá pau noIE, mas ele funciona perfeitamente no FF e Safari.

http://www.codeorama.com/twitterama/