sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Implementando inovações

"Toda organização – não só as empresas – precisa de uma competência essencial: Inovação."Peter Drucker

O ambiente empresarial atual está mudando rapidamente. Novas tecnologias, novas regulamentações governamentais e novas condições do mercado global estão forçando as empresas a, rapidamente, desenvolver novos produtos e diferenciar suas ofertas de serviços, simultaneamente ao aumento da produtividade e redução de custos. Para manter sua vantagem competitiva, as empresas precisam inovar.

Implementação

Se você está preparado e disposto a lutar por uma idéia, use os seguintes passos para orientar sua implementação:

1 - Desenvolva uma visão inspiradora de sua inovação – Sintetize sua visão em uma declaração que descreva sua idéia e o ajude a obter apoio para ela.

2 - Identifique os stakeholders – Identifique as pessoas que serão impactadas pela sua inovação ou que controlam os recursos de que precisa para implementá-la. Considere os critérios que eles vão usar para avaliar sua idéia, de modo que, desde o início do processo, você possa levar em conta os interesses, as dúvidas e as preocupações dessas pessoas.

3 - Cultive uma rede de relacionamentos de apoio informal – Para tornar realidade a sua idéia, você vai precisar de pessoas que lhe dêem apoio técnico, político, financeiro e outras formas de apoio. Nas etapas iniciais, você vai precisar de defensores informais a quem você possa recorrer quando necessário.

4 - Construa um caso empresarial – O caso empresarial estabelece o valor de sua idéia em termos de benefícios aos seus clientes e retornos para sua empresa. Você vai usar o caso empresarial para gerar comprometimento futuro e apoio à sua idéia.

5 - Comunique-se com os stakeholders e formalize o projeto – Para obter os recursos e o apoio de que precisa, demonstre os méritos de sua idéia às pessoas de dentro e de fora de sua organização.

6 - Gerencie resistências a novas idéias e a mudanças – Inevitavelmente, algumas pessoas vão se opor à sua idéia. Você vai ter de se esforçar para gerenciar as dúvidas e preocupações dessas pessoas, de modo que elas não obstruam seu projeto.

7 - Conserve a paixão por sua inovação – As inovações demandam tempo. Para conservar o momentum de seu projeto, você vai ter de manter seu próprio entusiasmo.

Idéias não bastam

Criatividade é o processo de gerar e expressar novas idéias que podem ser úteis. As idéias geradas nesse processo são as sementes da inovação. Entretanto, muitas idéias criativas não se tornam inovações. Por quê? Porque as inovações somente ocorrem quando as idéias são desenvolvidas, adaptadas, posicionadas, promovidas e implementadas de forma adequada.

"Criatividade é pensar em algo novo. Inovação é fazer algo novo."Theodore Levitt

Paulo Rubini - Consultor de Empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.