segunda-feira, 11 de maio de 2009

Tenha funcionários comprometidos e valorizados e não "colaboradores".

De tempos em tempos surgem palavras mágicas no meio empresarial e algumas com intuito de dar aquela "motivada" na equipe, como a conhecida "colaborador". Algo como "eu e meus colaboradores estamos construindo esta empresa juntos!" .

A expressão "colaborador" pode ter dois significados. O primeiro diz respeito a filantropia; aquele cidadão abnegado que faz trabalho voluntariado, por exemplo.
Um outro significado, mais conhecido no meio empresarial, é o da prestação de serviços; aqueles funcionários de empresas outsourcing que dão suporte para seu negócio. Portanto, mesmo sendo valoroso para o sua empresa, o colaborador, muitas vezes, não está sujeito à sua administração e pode não ter o mesmo compromisso esperado de seu quadro permanente, compromisso que pode ser traduzido pela frase: "Você precisa querer".

A pessoa tem de estar comprometida com as coisas certas e que realmente importam, tanto em sua vida pessoal como profissional. Assim, é preciso querer e se entregar completamente em cada tarefa.

Colaborar
Conjugar
do Lat. collaborarev. int., prestar colaboração;cooperar;trabalhar na mesma obra;concorrer para um fim em vista.

Laborar
Conjugar
do Lat. laborare v. int., trabalhar; lidar; cultivar a terra com instrumentos próprios; labutar; estar em exercício; funcionar
.

A não ser que seu interesse seja cooperativo ou filantrópico, esqueça do tal colaborador. É retórica de livros motivacionais. Precisamos é de laborar, conjugar esforços de trabalho com objetivos pessoais e profissionais.


Paulo Rubini, Consultor de Empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.