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sábado, 21 de março de 2009

Faça diferença!

Nesta semana participei de evento promovido pala GB Lavanderia - que para a maioria de vocês é uma marca desconhecida -, o 3º Encontro GB de Profissionais de Moda Jeans ES. É que a GB está localizada em Colatina/ES, cidade com cerca de 130 mil habitantes e um dos principais pólos da indústria da moda nacional. Já escrevi sobre a GB em 2007 para o blog da UOT.


Poucas pessoas de minha cidade lêem meu blog, razão da apresentação inicial. Aqui ainda é uma daquelas cidades onde todo mundo faz “marketing”, como na maioria das cidades deste porte, mas com algumas exceções, e o cara, razão deste post, é uma dessas exceções.

Com visão estratégica 360º,
Marco Britto toca um negócio que cresce dia-a-dia.


No evento, Britto alertou sobre a Turquia, que desponta na Europa como grande produtora de jeans de alto padrão de qualidade e menor custo de produção, tanto para marcas nacionais como para as chamadas PL - Private Labels. Fica a dica.
Provocado sobre o E-Commerce, disse não acreditar que em curto prazo possamos ter um grande comércio eletrônico de moda, tendo em vista que a padronização é um problema de difícil equacionamento, além do fato de o consumidor comprar pela emoção, pelo prazer de ir a uma loja física, provar a peça e conversar com os vendedores.

Além de Diretor de Ciência e Tecnologia da ANEL – Assoc.Nacional das Empresas de Lavanderia, Marco Britto é um daqueles empresários que fazem diferença. Quando ninguém se preocupava com o meio ambiente, sua lavanderia com mais de duas décadas de existência foi pioneira no tratamento da água utilizada na lavagem das peças, tendo conquistado diversos prêmios na área ambiental e gestão de pessoas.

Mas o principal diferencial do Marquinho, como é conhecido por aqui, é o que ele faz pelo cliente.

Em tese, toda indústria de confecção deve procurar seu nicho e desenvolver seu estilo, seja ele qual for, até porque o design é um dos pilares na alavancagem de seu posicionamento num mercado tão acirrado. Pois bem, o Marcos viaja duas vezes por ano para as principais feiras internacionais de moda como a Bread & Butter, de Barcelona, a fim de pesquisar tendências de estilo, materiais e tecnologia para ser 100% repassado a seus clientes e com custo ZERO para eles, poupando-lhes este trabalho, que como disse, seria parte do core das empresas.

A GB mantém um núcleo de designers para atendimento personalizado, Show Room permanente com peças importadas de grifes conceituadas, totalmente interativo e à disposição de seus clientes para consultas. Além disso, seus consultores dão apoio técnico para compra de tecidos e promovem palestras e treinamentos para o pessoal de seus clientes.

Essa cadeia colaborativa só gera ganha-ganha porque o fornecedor que promove a otimização do desempenho comercial do parceiro por meio da melhor escolha de materiais, da melhoria na qualidade dos produtos e na inovação constante, reverte parte desse sucesso em benefício próprio pela fidelidade do cliente que consegue melhores resultados em seu varejo na outra ponta da corda.

“Criatividade é desenvolver lavações diferenciadas, sofisticadas, com alto impacto visual e com menor custo.” Marco Britto.

Fica ai um bom exemplo de como ser parceiro do sucesso para se ter sucesso. Faça diferença em seu negócio sendo um fornecedor acima da expectativa do cliente para se manter no rumo em meio a turbulências.

Parafraseando Albert Einstein, que disse: “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.”, fica apenas uma advertência, a de que o cliente acostumado com o tratamento acima da média se tornará cada vez mais exigente em relação ao fornecedor.

Faça sempre um follow-up rigoroso com acompanhamento de ações estratégicas e campanhas de marketing, com o objetivo de aferir seus resultados concretos, evitando perda de recursos e falhas cognitivas no relacionamento.


Consultor de Empresas

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