Google+ Followers

sábado, 17 de janeiro de 2009

Marketing Versus Vendas, Você precisa dos DOIS!

Pense por um momento. Sem Marketing, você não terá clientes potenciais. Sem Vendas, você não conseguirá fechar tantos negócios.Marketing é tudo que você faz para alcançar e conquistar clientes.

Vendas é tudo que você faz no nível individual do cliente para identificar negócios e reter os clientes. Ambos são necessários para o sucesso de qualquer empresa. Você não pode fazer um sem o outro e outro sem o um. Combinar estrategicamente ambos os esforços é essencial para fazer a sua empresa crescer. Entretanto, se ambos os esforços não estiverem alinhados, o oposto também acontece.

Enquanto Marketing deve fazer atividades de comunicação (propaganda, mala direta, eventos, promoções, internet etc), distribuição, desenvolvimento de produtos e serviços, análise de concorrência, internet etc. Vendas deve fazer interações inter-pessoais um-a-um (reuniões, visitas, telefone, e-mails etc) com cada um dos clientes da empresa para assegurar que os negócios serão fechados e os clientes surpreendidos.É necessário que essas múltiplas interações com clientes estejam 100% alinhadas para que a empresa consiga fazer o cliente potencial sentir urgência por fazer negócios com a empresa.

É por isso que é muito importante que ambas as partes desenvolvam um único processo que combine marketing e vendas.
Você sabe como fazê-lo? Experimente isso: divida a sua lista de clientes potenciais em Clientes A, B e C, onde os clientes A são aqueles clientes que fazem negócios frequentemente com a sua empresa, clientes B são aqueles que fazem negócios esporadicamente com a sua empresa, e clientes C são aqueles que não fazem negócios freqüentes com a sua empresa.

A partir daí, dedique o tempo que for necessário para identificar a estratégia adequada em como proceder com cada um desses grupos de clientes.

Mas lembre-se: tal estratégia deve ser desenhada por Marketing e Vendas, JUNTOS!

Fonte Bizrevolution

Nenhum comentário: