quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A verdade sobre Responsabilidade Social Empresarial.

Michael Porter, guru das estratégia competitiva, fala da questão da ética empresarial da seguinte forma:

Na medida em que a qualidade, preço e produtos acabam se tornando muito semelhantes entre as empresas, abre-se espaço para que clientes e consumidores façam suas opções com base num diferencial.”

Esse diferencial é a CREDIBILIDADE

Vivemos num momento em que a má reputação pode gerar graves problemas para sua empresa. Nesse contexto, empresas éticas têm grande vantagem. Estudos recentes apontam que elas podem ter rentabilidade crescente e maior facilidade para atrais e reter profissionais talentosos, pois, para eles, é muito mais interessante e estimulante trabalhar numa empresa reconhecida publicamente.

Essa nova realidade de mercado faz com que as empresas invistam em outros atributos hoje essenciais, além de preço, qualidade e produto, como:

  • Confiabilidade
  • Serviço de pós-venda
  • Produtos ambientalmente responsáveis
  • Relacionamento ético com seus consumidores, fornecedores e varejistas
  • Valorização de práticas ligadas ao ambiente interno, como a política adotada em relação à segurança de seus funcionários ou produtos e à qualidade e preservação do meio ambiente.

Em recente pesquisa realizada pela InterScience, publicada pela revista Carta Capital, foram identificados, com empresários, sindicalistas, políticos, imprensa e empreendedores sociais, os FATORES MAIS RELEVANTES NA ATUAÇÃO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL, abaixo descritos segundo a ordem de importância apresentada pela pesquisa:

· Respeito ao consumidor

· Ética e transparência

· Cumprimento das obrigações fiscais

· Postura não discriminatória

· Proteção ao meio ambiente

· Qualidade no ambiente de trabalho

· Compromisso com o desenvolvimento do país

· Compromisso com Recursos Humanos

· Qualidade na gestão dos investimentos sociais

· Relacionamento com os parceiros fornecedores

Segundo o Instituto Ethos, as principais características de uma empresa socialmente responsável são:

  • Transparência
  • Estabelecimento de compromissos
  • Envolvimento com instituições que representam interesses variados
  • Capacidade de atrair e manter talentos
  • Alto grau de motivação e comprometimento dos empregados
  • Capacidade de lidar com situações de conflitos
  • Estabelecimento de metas factíveis de curto e longo prazo

Portanto, RSE é a forma de gestão ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona (stakeholders). É o estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, com a preservação dos recursos ambientais e culturais. É ter respeito à diversidade e promover a redução das desigualdades sociais. Fonte Instituto ETHOS

Eu vou continuar neste assunto falando sobre as diferenças entre RSE e ações sociais.

Paulo Rubini, Consultor de Empresas.


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