Google+ Followers

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Os Princípios de uma Empresa Ética

1. Confiança. Reconheça que as pessoas querem fazer negócios com empresas que elas possam confiar. Confiança depende do caráter, habilidade, força de vontade e verdade presente no coração, braços e cérebro das pessoas que trabalham na empresa.

2. Mente Aberta. Para que a empresa possa sempre melhorar, o seu líder precisa estar aberto a novas idéias. Pergunte pela opinião das pessoas, peça por feedbacks constantes de clientes e funcionários. Essa é a melhor maneira de crescer.

3. Cumpra as suas Obrigações. Independente das circunstâncias, faça tudo que estiver ao seu alcance para ganhar a confiança dos clientes, especialmente daqueles que você possa ter perdido no passado. Recupere os clientes perdidos ao honrar todos os seus comprometimentos e obrigações.

4. Tenha Documentos Claros. Renove todos os materiais impressos da sua empresa, incluindo folhetos, cartões de visita, web sites, catálogos, e qualquer documento que carregue a marca da sua empresa e o que ela faz. Assegure-se que você tenha um material impresso que até a sua avó que não entende o que você faz, se emocione com o que você faz. Jogue no lixo qualquer linguagem boring-to-boring.

5. Envolve-se com a Comunidade. Mantenha-se envolvido com os assuntos e atividades da sua comunidade, do seu bairro, da sua cidade. Demonstre que a sua empresa tem responsabilidade direta por fazer um país melhor.

6. Controle-se Contabilmente. O Brasil tem mais impostos do que muita gente consegue pagar. Eu sei o quanto é difícil pagar impostos e ainda crescer como empresa. Entretanto, faça. Pague tudo que você tiver que pagar, e lute comigo por uma reforma geral nesse país em que vivemos. Que a nossa geração promova a mudança profunda que precisa acontecer nesse país para consertarmos de vez a Cultura, as Atitudes e o Comportamento desse povo massacrado por todos os lados.

7. Seja Respeitável. Trate todas as pessoas com o mais profundo respeito e dignidade. Independente das diferenças de posição, títulos, idades, religiões e cores. Trate todos os seres humanos que você conhece com muito respeito. Todos os dias. A todo momento.

2 comentários:

Penachi disse...

Bonito. Na prática, na correria, na preocupação com o lucro... dá tempo pra isso? Deveria...

Sylvio R. disse...

Ótimo. Agora vamos distribuir para os gestores, principalmente das pequenas e médias empresas.