terça-feira, 8 de abril de 2008

Como liderar os líderes

Agora, o outro lado da moeda com as dicas do Ricardo Jordão Magalhães e seu site que quebra tudo, o BizRevolution.

Segundo Ricardo,
"O dia em que os funcionários param de trazer problemas para o líder é o dia que o líder para de liderá-los. Ou eles perderam a confiança no líder ou eles pensam que o líder não se importa. Seja lá qual for o caso, tá na hora de mandar o líder embora."

Ele enumera
uma lista de 9 coisas (não me pergunte porquê não 10) que você pode fazer para liderar o líder, caso contrário, se você não liderar o seu líder, você provavelmente acabará sendo consumido por ele.

Vamos à lista do Ricardo Jordão:

1. Mantenha-o informado sobre todas as coisas certas que você faz. Se o cara não é do tipo "comunicador", ele provavelmente não mantêm o chefe dele atualizado sobre as coisas boas que vocês fazem. Ajude-o a se comunicar. Apresente a ele 1x por mês um relatório sobre as atividades que você faz em um formato que ele consiga apresentar para outras pessoas (powerpoint), e ainda possa acrescentar as coisas dele e de outros colegas.


2. Diga a ele o que você quer fazer. Ao final desses relatórios, aponte os projetos que você quer tocar. A quantidade de gente frustrada que eu encontro por ai porque não é chamada para fazer determinados projetos que acreditam que poderiam fazer é enorme. Seria bacana se o chefe fosse um cara ligado nos sonhos e carreiras dos seus funcionários, mas a prática não é bem assim. Lembre-o constantemente sobre as iniciativas e responsabilidades que você quer abraçar. Infelizmente, às vezes não é por mal, o cara esquece.


3. Esteja sempre preparado. Nunca entre na sala do seu chefe com um caderno de anotações com a página em branco. A propósito, essa é uma das coisas que mais me irrita: gente grande que entra em uma sala de reuniões pronta para anotar as coisas, mas sem nenhuma preparação para a reunião. Entenda preparação como fazer a sua lição de casa. Daqui há alguns instantes você vai encontrar o seu chefe, o que ele pode te perguntar? Tenha os números, fatos, relatórios, estudos, tudo pronto, sempre, para responder aos seus questionamentos. Para cada 1 hora de reunião com o seu chefe, você deveria passar pelo menos 30 minutos se preparando.


4. Como o seu chefe é medido. O seu chefe também tem chefe. O seu chefe provavelmente tem bônus e precisa entregar algum tipo de resultado. Qual resultado é esse? O que tira o sono dele? Quais são os seus objetivos e metas pessoais? Você está ai nessa empresa para ajudá-lo a atingir esses objetivos. Alinhe-se com as metas do seu chefe. Vigie-se para apresentar os seus projetos e iniciativas de maneira que estejam alinhadas com as coisas que realmente preocupam o seu chefe.


5. Seja um indivíduo de palavra. Se você disser que vai fazer algo, faça. Não espere que ele te cobre nada. Você tem que apresentar proativamente as coisas que promete. Sempre. Quando você deixa o contrário acontecer, você está prejudicando consideravelmente o seu futuro na empresa.


6. Não tenha pressa. A academia, a faculdade, a namorada, o jantar, tudo pode esperar alguns minutos ou horas. Mostre-se sempre disposto a trocar tudo por uma meia hora a mais para finalizar o trabalho que precisa ser feito para amanhã.


7. Gandalf em alguma coisa. Os líderes precisam de funcionários entendidos em algum tipo de assunto. Por que você foi contratado? Você diria que você é o melhor cara que faz o que você faz na sua região? Você é percebido como o melhor na sua função? Entenda "o melhor na sua função" como o melhor cara técnico na sua função. Você não precisa ser um super funcionário que sabe se relacionar com as pessoas, ser um mega comunicador etc, mas você precisa saber fazer algo técnico com excelência. O vendedor não precisa dominar todas as técnicas de vendas, mas precisa ser percebido como o melhor para uma determinada função de vendas, como por exemplo "abrir negócios" ou "fechar negócios". O excelente marketeiro não é aquele que domina TUDO sobre marketing, mas que sabe tudo uma determinada matéria do marketing, exemplo: marketing de relacionamento. Qual é o conhecimento que você domina tanto, que seria capaz de montar um curso de 16 horas a respeito?


8. Influencie aqueles que influenciam o seu chefe. O seu chefe provavelmente participa de reuniões com outros chefes. Nessas reuniões, você não sabe, mas eventualmente os chefes citam, elogiam e criticam o trabalho de funcionários que não são exatamente os seus funcionários. Faça a lista de todas as pessoas que se relacionam com o seu chefe. Quais são os seus objetivos? Quais são as suas funções? Quais são as suas necessidades? Relacione-se com eles, ajude-os a atingir os seus objetivos. Exemplos, envie artigos sobre finanças para o financeiro, envie estudos sobre marketing para o marketeiro, compartilhe análises sobre logística com o líder da logística e assim por diante.


9. Aprenda sobre a vida do seu chefe. Quantos anos ele tem? Onde ele já trabalhou? Ele têm filhos? Q que ele deseja para a sua família? Mostre-se interessado na vida do seu chefe. Eu tive um chefe que mencionava a todo momento os projetos que havia feito na 3M e que gostaria de fazer na nova empresa. Quais projetos foram esses? Mostre-se interessado no assunto, e durante um almoço informal, pergunte sobre a carreira dele na 3M e os projetos que realizou. Você provavelmente estará se adiantando a todas as idéias que ele um dia trará para a empresa. Felizmente ou infelizmente, no final do dia, tentamos fazer hoje o que fizemos ontem porque achamos que ainda funciona. Às vezes funciona, na maioria das vezes não.


Eu finalizo dizendo que LIDERES são seres especiais e aliar-se aos VERDADEIROS LIDERES é, antes de tudo, uma atitude inteligente, profissionalmente.

Paulo Rubini, Consultor de Empresas

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